Com o objetivo de fortalecer a economia digital e estreitar a parceria entre Brasil e China, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, se reuniu nesta quinta-feira (8) com o administrador da Administração Nacional de Dados da China, Liu Liehong, em Brasília. O representante chinês está no Brasil para dialogar com diversos ministérios, buscando construir políticas públicas em colaboração com o país.
Luciana Santos iniciou a reunião destacando a longa história de cooperação entre os dois países nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e economia digital. “Nossa parceria é sólida, e temos um programa de destaque na área espacial, com os satélites da família CBERS”, destacou.
A ministra também lembrou que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) mantém uma relação estreita com o Ministério de Indústria e Tecnologias da Informação da China. “Estamos muito interessados em abrir uma frente de trabalho com a Administração Nacional de Dados da China, devido ao seu papel fundamental na economia digital, na infraestrutura digital e na definição de uma estratégia nacional de dados”, afirmou.
Durante a reunião, foi discutida a ampliação da colaboração em áreas estratégicas com o governo chinês e com associações do setor industrial, com foco em estimular a cooperação científica, tecnológica e de inovação em áreas chave como semicondutores, GPUs, CPUs, Inteligência Artificial (IA) e infraestrutura de Computação de Alto Desempenho (HPC).
Liu Liehong explicou que a China tem se preparado para ser uma potência na economia digital, o que considera essencial para seu desenvolvimento econômico. Ele também ressaltou a importância da Inteligência Artificial e manifestou o desejo de ampliar a cooperação com o Brasil.
A visita de Liu Liehong também foi vista como um preparo para a visita do presidente chinês, Xi Jinping, ao Brasil, programada para este mês, durante a reunião do G20 com o presidente Lula. “Estamos interessados em trabalhar e firmar novos memorandos com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Nossa visita é um passo para o encontro entre os presidentes”, comentou.
Ao final, Liu convidou a equipe da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital (Setad), liderada pelo secretário Henrique Miguel, a conhecer a infraestrutura de armazenamento de dados da China. “Queremos compartilhar nossa experiência com vocês”, concluiu.