17 de julho de 2025
quinta-feira, 17 de julho de 2025

Brasil e China fortalecem parceria em economia digital e inovação

Com o objetivo de fortalecer a economia digital e estreitar a parceria entre Brasil e China, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, se reuniu nesta quinta-feira (8) com o administrador da Administração Nacional de Dados da China, Liu Liehong, em Brasília. O representante chinês está no Brasil para dialogar com diversos ministérios, buscando construir políticas públicas em colaboração com o país.

Continua após a publicidade

Luciana Santos iniciou a reunião destacando a longa história de cooperação entre os dois países nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e economia digital. “Nossa parceria é sólida, e temos um programa de destaque na área espacial, com os satélites da família CBERS”, destacou.

A ministra também lembrou que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) mantém uma relação estreita com o Ministério de Indústria e Tecnologias da Informação da China. “Estamos muito interessados em abrir uma frente de trabalho com a Administração Nacional de Dados da China, devido ao seu papel fundamental na economia digital, na infraestrutura digital e na definição de uma estratégia nacional de dados”, afirmou.

Continua após a publicidade

Durante a reunião, foi discutida a ampliação da colaboração em áreas estratégicas com o governo chinês e com associações do setor industrial, com foco em estimular a cooperação científica, tecnológica e de inovação em áreas chave como semicondutores, GPUs, CPUs, Inteligência Artificial (IA) e infraestrutura de Computação de Alto Desempenho (HPC).

Liu Liehong explicou que a China tem se preparado para ser uma potência na economia digital, o que considera essencial para seu desenvolvimento econômico. Ele também ressaltou a importância da Inteligência Artificial e manifestou o desejo de ampliar a cooperação com o Brasil.

A visita de Liu Liehong também foi vista como um preparo para a visita do presidente chinês, Xi Jinping, ao Brasil, programada para este mês, durante a reunião do G20 com o presidente Lula. “Estamos interessados em trabalhar e firmar novos memorandos com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Nossa visita é um passo para o encontro entre os presidentes”, comentou.

Ao final, Liu convidou a equipe da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital (Setad), liderada pelo secretário Henrique Miguel, a conhecer a infraestrutura de armazenamento de dados da China. “Queremos compartilhar nossa experiência com vocês”, concluiu.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
Anoitecer
0ºC
Chuva
mm
Velocidade do Vento
Mínima
ºC
Máxima
ºC
Mínima
ºC
Máxima
ºC
Mínima
ºC
Máxima
ºC
Mínima
ºC
Máxima
ºC
Colunistas
Hygor Barcellos

Débito e crédito na contabilidade

Leia também