Alguns conteúdos divulgados no TikTok tem chamando atenção na internet. São as chamadas “lives NPC” que acabaram virando uma febre entre usuários da plataforma chinesa. Mas para entender como os criadores de conteúdo chegaram a esse formato de live é preciso compreender do que se trata a sigla.
A expressão NPC vem dos games e significa “non playable character”. Na tradução em português é personagem não jogável. Geralmente é aquele boneco, personagem, que não interage e que existe apenas para compor o cenário. O conceito chegou até as redes sociais e tem dado o que falar.
Pessoas até com uma certa idade, maquiadas, fantasiadas, interpretam personagens e reagem a presentes e recompensas de quem acompanha as lives, elas parecem não estar falando nada com nada, mas tiram uma grana legal.
Isso porque com a monetização do TikTok, o usuário pode presentear o criador de conteúdo com diamante, por exemplo, que ao ser convertido em dinheiro se torna 0,01 centavo de dólar. A plataforma fica com a metade desse valor, mas imagina ficar o dia todo nessa onda, tem gente garantindo um bom dinheirinho com essas lives.
A moda surgiu nos Estados Unidos
Embora a origem da tendência seja incerta, especialistas acreditam que ela tenha surgido nos Estados Unidos, com a tiktoker PinkyDoll, se espaçlhando rapidamente por outros países.
Em entrevista ao The New York Times, a pioneira norte-americana contou ter faturado em uma única live US$ 4 mil, o equivalente a R$ 15 mil na cotação atual. Especialistas indicam que esta febre deve mudar, e que o TikTok é uma rede social dinâmica com mudanças constantes no comportamento do usuário. Mas o que vem pela frente ainda á uma incógnita.
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