A demanda de produtos que usam conexão com a internet teve alta nos últimos anos. Esse movimento de modernização faz parte da ideia de conforto que a tecnologia pode proporcionar.
Com o bônus, há o ônus, que é a necessidade de existirem redes mais estáveis de conexões, com velocidade cada vez maior. Além dessa necessidade e da capacidade de frequência do sinal, há diversos problemas que podem prejudicar a estabilidade do seu Wi-Fi, diminuindo a qualidade da frequência recebida pelos aparelhos.
Portanto, é preciso atentar-se aos detalhes mais básicos sobre as funcionalidades, como a quantidade de aparelhos conectados e o modo como funciona a divisão do seu sinal, que eventualmente, ao ser muito fragmentada, perde capacidade.
Como saber se a velocidade está boa?
Um dos primeiros passos para saber se sua internet está funcionando bem é fazer um teste de velocidade. Assim, você terá os dados de upload e download. Desse modo, sabendo o quanto você está recebendo, é possível identificar problemas de tráfego.
O ideal é receber valores muito próximos do que você contratou. Porém, em casos de oscilação ou números muito inferiores, tente reiniciar o sinal ou entrar em contato com a provedora.
Além dos problemas de conexão, é preciso se atentar à posição do seu roteador. Dependendo do tipo de obstrução ao redor, o sinal pode sofrer impactos e chegar com menor intensidade aos aparelhos, gerando queda no desempenho.
Portanto, evite deixar objetos ao redor do roteador. E colocá-lo em um ponto onde a frequência do sinal possa se propagar com qualidade é uma boa saída.
Outro problema bem recorrente com relação à baixa qualidade do sinal pode ser a quantidade de aparelhos conectados.
Lembrando que, ao propagar o sinal, os aparelhos recebem determinada quantidade do sinal. Ou seja, quanto mais aparelhos receberem, mais fragmentado aquele sinal se torna. Se for esse o caso, é preciso aumentar sua quantidade de mega recebida.
Grande parte dos problemas se relaciona diretamente com a questão dos aparelhos que consomem muitos megas da internet ou de aparelhos conectados, como mencionamos.
Sinal roubado
Entretanto, é preciso atentar-se ao roubo de sinal de Wi-Fi. Para evitar isso, mantenha uma senha atualizada para controlar melhor quantos aparelhos se conectam ao seu sinal.
Existem aplicativos e aparelhos que consomem mais sinal, cobrando mais dados, e isso dificultará outros aparelhos conectados. É possível verificar as configurações do roteador, certificando-se de que os dados são divididos da maneira correta entre os aparelhos da casa. Além disso, é importante verificar se não há malwares.
Garanta que seu aparelho de roteador esteja devidamente atualizado e em boa posição. Pequenos detalhes já podem favorecer na hora de utilizar os aparelhos conectados.