Um grupo de cientistas da China desenvolveu uma caneta a laser capaz de criar muitas ilusões de ótica na presença de nuvens ou de poeiras. Contudo, na nova versão dessa caneta, não serão necessários nenhum fundo, nuvem, parede ou poeira para que os desenhos sejam criados.
Em uma recente entrevista ao Science and Technology Daily, o principal cientista do projeto acerca da caneta a laser, Cao Xiangdong, afirmou que, com a nova tecnologia, será possível fazer desenhos sem papel e sem tinta, usando apenas o ar.
Mas, afinal, como essa caneta a laser consegue fazer desenhos sem o auxílio de uma superfície, de um papel ou de tinta? Isso é algo que pode ser explicado de uma maneira simples. Veja a seguir.
Como funciona a caneta?
Primeiramente, a caneta a laser foca os pulsos de laser que possuem uma alta intensidade e estão no ar. Feito isso, o plasma ou o gás ionizado é gerado. Posteriormente, a energia desse plasma ou gás ionizado é emitida em forma de luz.
É justamente a partir dessa luz que os desenhos da caneta a laser são criados. Os caracteres perfeitamente expostos no ar foram projetados em um scanner 3D, contudo, não há mais explicações sobre como isso foi de fato desenvolvido.
A unidade de tempo que os pulsos da caneta a laser duram equivale e femtosegundos. Isso é, um quadrilionésimo, ou um milionésimo de um bilionésimo, de segundo. Essa curtíssima duração dos pulsos resulta em um pico de energia que pode chegar a ser o equivalente a um milhão de megawatts.
Mas, afinal, qual finalidade essa caneta pode ter?
O cientista explica que futuramente a caneta a laser pode ser usada como ferramenta em sistemas muito bem-desenvolvidos tecnologicamente, alguns exemplos são: na medicina, em computação quântica, e em manufaturas de alta precisão.
Além disso, os chineses afirmam que o desenvolvimento de uma caneta a laser ainda mais aprimorada já está sendo pensado. Cao Xiangdong comenta que a terceira versão da caneta a laser terá um controle mais eficaz na distribuição do pulso luminoso.
Com isso, as imagens dos desenhos serão maiores e ganharão mais destaques no ar em vista do nível maior de brilho.