O guardião da floresta, Wiyahu Yawanawá, renomado por seu conhecimento sobre plantas medicinais como ayahuasca e rapé, compartilhará sua sabedoria em um evento especial. A roda de conversa intitulada “Raízes que Curam: sabedoria ancestral e plantas medicinais” acontecerá na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no próximo domingo, 20 de julho.
Aberta ao público, a atividade será realizada no Jardim Botânico da UFJF, a partir das 13h30. Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de explorar temas relevantes, como as mudanças climáticas, mediante o intercâmbio cultural das tradições Yawanawá, suas músicas, história e medicina ancestral.
Conhecimento Ancestral
Wiyahu, também conhecido por Felipe Luiz, é um importante ícone da resistência indígena e porta-voz das tradições de seu povo. Ele leva consigo a sabedoria adquirida através das memórias e ensinamentos dos anciãos Yawanawá. Reconhecido como um expert em medicinas naturais como Uni (ayahuasca), Rume (rapé) e Sananga (colírio), Wiyahu promove a conscientização e a preservação das práticas indígenas em suas viagens pelo Brasil e pelo mundo.
“Wiyahu é um elo vital entre a sabedoria ancestral dos anciãos e a nova geração Yawanawá”, enfatiza Ronan Siqueira, indigenista e membro do projeto de extensão “Sociobiodiversidade: explorando recursos vegetais do Jardim Botânico”, que apoia o evento.
Intercâmbio Cultural
Daniel Pimenta, professor do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, coordena a roda de conversa que visa promover um intercâmbio entre o conhecimento científico e os saberes indígenas. Este evento busca ampliar a compreensão sobre a riqueza cultural indígena, reafirmando o papel da universidade como um espaço de diálogo e aprendizagem intercultural.
O diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira, observa que o evento está alinhado ao compromisso institucional de valorizar a biodiversidade e as culturas tradicionais. As apresentações visam inspirar novas pesquisas e projetos focados em etnobotânica e em abordagens inclusivas que respeitam o conhecimento tradicional.