quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Haddad desmente informações falsas sobre taxa para veículos antigos

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, desmentiu nesta terça-feira (14) mais uma fake news que circula nas redes sociais, relacionada a uma suposta taxa ambiental para veículos com mais de 20 anos. Segundo Haddad, não há planos do governo para implementar tal taxa.

Continua após a publicidade

Circulação da Fake News

A informação falsa foi difundida através de uma montagem de uma matéria de um portal de notícias e alegava que a taxa, a qual seria uma compensação pelos danos ambientais causados por veículos antigos, equivaleria a 1% da Tabela Fipe. Além disso, a notícia falsamente afirmava que a arrecadação seria destinada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Continua após a publicidade

Desmentido pelo Ministro

Durante sua declaração, Haddad enfatizou a falsidade da informação: “Hoje surgiu uma nova fake news que está circulando com muita força nas redes sobre uma coisa que eu nem sei explicar o que é, mas seria uma taxa ambiental sobre veículos de mais de 20 anos de uso”. Ele fez essa declaração ao deixar a posse do secretário de Comunicação, Sidônio Palmeira.

Taxas Municipais e Sustentabilidade

Atualmente, algumas cidades já aplicam a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) sobre veículos, visando promover a sustentabilidade e financiar ações ecológicas. Balneários como Bombinhas (SC) e Ubatuba (SP) cobram tarifas de veículos turísticos que visitam essas localidades.

Desafios na Luta Contra Fake News

Haddad também comentou sobre a recente decisão da Meta, empresa responsável por plataformas como Facebook e Instagram, de descontinuar o serviço de checagem de informações nos Estados Unidos. O ministro expressou preocupação sobre como essa mudança pode dificultar o combate às fake news. “Parece que depois desse alinhamento das big techs com a extrema direita, nós vamos ter, efetivamente, dias difíceis pela frente”, afirmou.

Ele ressaltou a relação entre a descredibilização da imprensa tradicional e o aumento na disseminação de informações falsas. Muitas pessoas, segundo o ministro, preferem confiar em fontes não verificadas, o que representa um grave problema para o debate democrático.

Falsificação e Impacto na Democracia

Recentemente, um vídeo gerado por inteligência artificial, que apresentava uma falsa entrevista com Haddad defendendo a criação de uma “taxa para cachorrinhos”, foi removido pela Meta após notificação da Advocacia-Geral da União (AGU). O ministro destacou a seriedade do uso de tecnologia para criar informações enganosas, enfatizando como isso pode impactar a democracia.

Desde o início do ano, a Receita Federal também enfrenta uma série de fake news relacionadas à falsa taxação do Pix, tendo emitido vários esclarecimentos para que as pessoas saibam que a modernização do monitoramento financeiro não implica em cobrança de impostos nem afeta trabalhadores autônomos e o uso de cartões de crédito compartilhados.


Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:13 am
Anoitecer
06:27 pm
22ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.03 km/h
16/01
Qui
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
17/01
Sex
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
18/01
Sáb
Mínima
23ºC
Máxima
29ºC
19/01
Dom
Mínima
23ºC
Máxima
30ºC
Colunistas
Leticia Aguiar

Autoestima e recorte racial

Leia também