A Assembleia Legislativa estava lotada na manhã desta quarta-feira (1) para acompanhar a sessão de posse dos deputados eleitos em 2022. Além dos parlamentares e convidados, a cerimônia foi aberta ao público, que acompanhou tudo das galerias. Autoridades, como o governador Renato Casagrande (PSB), participaram da reunião conduzida pelo deputado Theodorico Ferraço (PP), o deputado estadual mais velho, com 85 anos.
O ex-prefeito de Colatina e deputado estadual eleito Sérgio Meneguelli (Republicanos) surgiu em cadeira de rodas para tomar posse. Meneguelli, a princípio, não estaria presente, pois se recupera de uma cirurgia. Ele teve alta hospitalar no último dia 25 de janeiro.
Coube a Theodorico Ferraço nomear o 1º e 2º secretários para ajudá-lo na solenidade. Lucas Polese (PL) e Hudson Leal (Republicanos) foram os indicados respectivamente. Os cargos da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024 serão preenchidos na sessão preparatória para eleger o novo presidente da Casa, às 15 horas.
Os parlamentares foram sendo chamados um a um para fazer o juramento de posse. Depois de declarar os deputados empossados, Ferraço, ladeado pelo 1º e 2º secretários, iniciou a entrega do termo de posse. Além desse documento, os novos parlamentares receberam a Comenda Domingos Martins no grau Grã-Cruz.
Governador
Em breve discurso, o governador, Renato Casagrande (PSB), enalteceu a democracia e as instituições públicas. Ele relembrou sua posse como deputado estadual, em 1990, e destacou que “a posse no Poder Legislativo é a manifestação mais sublime do respeito à democracia”.
“É essa unidade de Poder Executivo, Judiciário e Legislativo, das instituições que estão presentes aqui como Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria. É essa harmonia e essa independência que não vão deixar a democracia fragilizar, enfraquecer, quebrar”, disse Casagrande.
Convidados
Participaram do evento, entre outras autoridades, o presidente do Tribunal de Justiça, Fabio Clem; o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; a chefe do Ministério Público Estadual, Luciana Andrade; o presidente do Tribunal de Contas, Rodrigo Chamoun; o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho; o capitão de Mar e Guerra, Alexsander Moreira dos Anjos; e a presidente da Findes, Cris Samorini.