segunda-feira, 14 de abril de 2025

Ciência reintroduz lobo-terrível, espécie extinta

Pela primeira vez na história, cientistas conseguiram trazer de volta uma espécie extinta. Em 1º de outubro de 2024, nasceram três filhotes de lobo terrível, conhecidos como Remus, Romulus e Khaleesi. Essas criaturas, que habitavam as Américas e desapareceram há mais de 10 mil anos, são agora novamente uma realidade, graças aos esforços da startup americana Colossal Biosciences, que se especializa em desextinção.

Continua após a publicidade

Os lobos-terríveis, cujos fósseis foram encontrados em diversas partes da América, como Venezuela, Estados Unidos e Canadá, eram predadores imponentes, pesando cerca de 80 quilos. Eles caçavam presas de grande porte, como bisões-antigos e mastodontes.

A popularidade desses animais se estende à cultura pop, onde foram retratados como os mascotes da família Stark na famosa série Game of Thrones, além de serem mencionados em músicas como “Dire Wolf” da banda Grateful Dead.

Continua após a publicidade

O renascimento dos lobos-terríveis foi possível por meio da completa reconstrução de seu genoma, feita a partir de DNA antigo extraído de fósseis que datam de até 72 mil anos. Utilizando tecnologia avançada de edição genética, os cientistas, através do método CRISPR, conseguiram reintroduzir a espécie, nascendo os filhotes em uma diferença de seis meses entre os irmãos Rômulo e Remo e a fêmea Khaleesi, cujo nome é inspirado na série de televisão.

A Colossal celebra essa conquista não apenas como um avanço científico, mas também como um passo importante para a conservação e restauração ecológica. “Desde o início, nossa missão foi desenvolver uma tecnologia que permitisse a desextinção de espécies perdidas”, afirmou a empresa. Com os primeiros uivos de Rômulo, Remo e Khaleesi, uma nova era da biologia está se formando, repleta de novas possibilidades, desafios e questionamentos éticos.

Vídeos dos filhotes têm sido compartilhados nas redes sociais e no canal oficial da Colossal no YouTube, revelando os primeiros passos dessa nova fase da ciência, que promete mudar nossa compreensão sobre as extinções e a biodiversidade.


Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:51 am
Anoitecer
05:30 pm
21ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.03 km/h
15/04
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
26ºC
16/04
Qua
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
17/04
Qui
Mínima
22ºC
Máxima
28ºC
18/04
Sex
Mínima
23ºC
Máxima
26ºC
Colunistas
Céia Poubel

Economia solidária e arte: o coletivo que transforma vidas de mulheres...

Leia também