...

Direto dos EUA, primeiro robô capaz de suar é produzido por cientistas

Uma máquina com aptidão para reproduzir algumas das funções da fisiologia humana é um dos mais recentes lançamentos da tecnologia.

O robô, nomeado ANDI, é o primeiro já produzido que consegue unir as habilidades de andar, respirar, tremer e até mesmo suar! Além disso, a máquina está sendo utilizada em estudos para compreender os processos de aquecimento corporal dos seres humanos.

Robô capaz de respirar, andar e suar é desenvolvido nos EUA

Um novo salto na robótica foi alcançado por pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona (ASU), nos Estados Unidos. A parceria entre os cientistas e a empresa Thermetrics resultou na criação de ANDI, o robô humanoide.

Ele foi projetado com o intuito de imitar as funções térmicas do corpo, usando individualmente sensores térmicos localizados em 35 áreas de sua superfície de fibra de carbono.

Dessa maneira, o androide é capaz de discernir as temperaturas internas e externas, replicar o fluxo de calor e realizar a transpiração através de poros, de maneira similar à dos seres humanos.

O robô desenvolvido pela ASU se destaca como o único apto a operar em ambientes externos, inclusive sob a exposição solar direta, graças ao seu sistema de refrigeração por transpiração, que lhe confere proteção.

Um avanço no conhecimento humano

ANDI representa um grande marco para a ciência, já que agora é possível compreender melhor os impactos de temperaturas extremas no corpo humano, algo inviável até o momento, por questões morais e éticas.

Além de toda essa inovação, os manequins podem ser planejados de acordo com cada tipo de pessoa, com programações que simulam a aceleração metabólica em diferentes estágios da vida.

Essa notável precisão confere a ANDI a distinção de possibilitar investigações minuciosas sobre os impactos do calor no corpo, um campo de importância crucial em um planeta afetado pelo aquecimento global.

Confira o vídeo de apresentação de ANDI:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g