...

Cachoeiro aposta em carro inteligente para mais eficiência no município

Tecnologia e inovação são algumas das apostas da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, para aprimorar os serviços públicos ofertados pelo município. Algumas  novidades foram apresentadas na Feira Nova ES, realizada no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e podem gerar mais eficiência para administração da cidade.

A principal delas é o carro inteligente. Veículo com Inteligência Artificial (IA) embarcada, capaz de realizar um diagnóstico da cidade, identificando melhorias que precisam ser feitas nos espaços públicos.

Operado por uma empresa terceirizada, o veículo utiliza a IA para monitoramento urbano e possui diversas funcionalidades, como a identificação de buracos, rachaduras e falta de sinalização nas vias, calçadas irregulares, descarte de lixo irregular, entre outros.

As informações são repassadas em tempo real para a administração municipal, que encaminhará as demandas para os órgãos competentes. O automóvel fará a varredura por todo o município a cada 30 dias, conforme estabelecido por contrato, e as operações estão previstas para começar na próxima semana.

Aplicativo Cachoeiro Online

Outra novidade apresentada durante a Feira é o pré-lançamento do aplicativo Cachoeiro Online, uma nova plataforma da gestão municipal que visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.

O aplicativo oferecerá a possibilidade de agendamentos e abertura de solicitações, além de contar com um espaço exclusivo do Procon do município, onde os cidadãos poderão abrir e acompanhar processos, consultar preços, participar de audiências e acessar o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A plataforma também disponibilizará um assistente virtual com reconhecimento de voz e texto, informações sobre transporte público, chamados e outros serviços. A plataforma está em fase final de desenvolvimento e o lançamento está previsto para o próximo mês.

Leia também: 

Seis cidades do Espírito Santo já podem solicitar ativação do 5G; confira

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g