A votação do impeachment do presidente do Corinthians, Augusto Melo, foi abruptamente interrompida nesta segunda-feira (2), após o dirigente obter uma liminar que impediu o andamento do processo. A decisão judicial foi proferida pela relatora Clara Maria Araújo Xavier, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, estabelecendo uma multa de R$ 100 mil caso a reunião extraordinária do Conselho Deliberativo ocorresse.
Augusto Melo apresentou a liminar ao presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Jr., e, após a suspensão da reunião, expressou sua satisfação com a vitória judicial. O presidente ressaltou a importância da união entre os conselheiros para superar as dificuldades enfrentadas pelo clube. Em seu discurso, Melo declarou: “Espero que isto seja superado. O Corinthians está em uma caminhada diferente de tudo que está acontecendo, e peço ajuda de todos vocês dessa gestão para tirar o Corinthians dessa situação. Vai Corinthians!”.
Romeu Tuma Jr. também se manifestou, qualificando o clima de ameaça que pairava sobre o Conselho como “inconcebível” e confirmou que a reunião seria remarcada em um momento apropriado. Nas proximidades, conselheiros e apoiadores de Melo celebraram a decisão com o refrão: “não vai ter golpe”.
O cenário nas imediações do Parque São Jorge era tenso antes da votação do impeachment. A segurança foi intensificada, com a presença de 480 policiais, o que dobrou o efetivo usual em dias de jogos. Tropa do choque e a cavalaria da Polícia Militar estavam mobilizadas para evitar confrontos entre os torcedores. Aqueles que se manifestavam contra o impeachment foram isolados a um quarteirão da entrada do clube, onde entoaram gritos de protesto.
Com gritos de “Não vai ter golpe!” e palavras de ordem direcionadas aos ex-presidentes Andrés Sanchez e Duilio Monteiro Alves, além do atual presidente do Conselho Deliberativo, a situação no Parque São Jorge refletiu a polarização que permeia o Corinthians neste momento conturbado. A expectativa agora é pela remarcação da reunião e pela continuidade das discussões sobre o futuro do clube.