Maíra Viana, atual campeã mundial profissional de bodyboarding, embarca nesta terça-feira (1º) para o Peru, onde fará parte do Time Brasil no Campeonato Pan-Americano, que ocorrerá em Punta Rocas. As competições começam nesta quarta-feira (2) e se estenderão até o dia 13 deste mês. Natural do Rio de Janeiro e radicada no Espírito Santo, Maíra terá ao seu lado a capixaba Maylla Venturin, tricampeã brasileira.
Maylla, de 48 anos, foi convocada para substituir a também capixaba Neymara Carvalho, que, aos 48 anos, é pentacampeã mundial e possui dez títulos brasileiros. Neymara teve que desistir da competição por testar positivo para Covid-19. A equipe masculina do Brasil contará com os campeões nacionais de 2023 e 2024, Diego Gomes, do Ceará, e Socrates Santana, do Rio de Janeiro.
Esta será a primeira participação de Maíra em um Pan-Americano, e ela se mostra confiante em obter um bom resultado. “A expectativa é muito alta. É a minha primeira vez no Pan, uma experiência nova. Estou bem preparada e focada na medalha de ouro para o Brasil, tanto no individual quanto por equipes”, declara a atleta, que conta com o apoio de Erizos Brasil, Hailtools, Casa do Mar e Bolsa Atleta Capixaba.
“Estou triste pela ausência da Neymara, mas estaremos muito bem representados com a Maylla. Temos uma equipe forte em busca dos melhores resultados”, acrescenta.
Maíra Viana conquistou o título mundial em setembro, na última etapa feminina do Circuito Mundial de Bodyboarding, realizada em Sintra, Portugal. Ela encerrou 2024 como líder do ranking mundial da IBC (International Bodyboarding Corporation), enquanto Maylla obteve o quinto lugar.