Seis estudantes irão representar o Espírito Santo na Gymnasiade Sub-18 de 2024, o mundial de desporto escolar, que ocorrerá de 23 a 31 deste mês, em Manama, capital do Bahrein. Entre os capixabas selecionados, três fazem parte do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport): Edimara Alves (atletismo), Mariana Almeida (wrestling) e Rayani Ribeiro (boxe). Junto a eles, também competem Ana Vitória Barcelos e Nattalia Calisto dos Santos, ambas do wrestling, e Wendel Sabino Xavier, do paratletismo, acompanhados pelo treinador Leandro Henrique Correa.
Rayani Ribeiro, que completou 18 anos recentemente, fará sua estreia em uma competição internacional. “Tenho confiança de que darei o meu melhor na Gymnasiade. É gratificante ver que meu esforço está gerando resultados, não apenas nas lutas no ringue, mas nas batalhas diárias para conquistar meu espaço no esporte. O apoio do Bolsa Atleta é essencial para mim e para todos nós que representamos o Espírito Santo”, destacou a boxeadora.
A edição de 2024 da Gymnasiade contará com cerca de cinco mil estudantes de 80 países, competindo em 26 modalidades esportivas. Sob a organização da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), a delegação brasileira é composta por 405 membros, sendo 280 atletas, além de técnicos, árbitros, equipe médica e de comunicação.
A CBDE espera que o Brasil alcance o topo do quadro de medalhas nesta edição, já que o país tem se mantido entre os três primeiros nas últimas competições. O Brasil ficou em 3º lugar em Brasília, em 2013; conquistou o 1º lugar na Turquia, em 2016; o 3º lugar no Marrocos, em 2018; e o 2º lugar na Normandia, em 2022.