Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, a Rainha Marta, anuncia aposentadoria da seleção brasileira de futebol. Ela afirmou que será seu último ano jogando pela seleção e a Olimpíada de Paris como sua última projeção de torneio com a camisa amarela.
Passando o bastão
A jogadora conta que “tem um momento em que a gente tem que entender que chegou a hora. Eu estou muito tranquila com relação a isso. Até porque eu vejo com muito otimismo esse desenvolvimento que a gente está tendo com relação às atletas jovens”
Ela ainda completa: “A gente tem uma equipe muito qualificada, com meninas muito talentosas. Por esse motivo, eu me sinto muito confortável em dizer: ‘Olha, estou passando pra vocês, vou passar o bastão, e vocês continuem a levar esse legado'”
Aos 38 anos, Marta conta que a Olimpíada de Paris será a última competição em que representará o Brasil antes de se aposentar, “Se eu for para a Olimpíada, vou curtir cada momento, porque, independentemente de ir para Olimpíada ou não, este é meu último ano com a seleção. Não tem mais Marta a partir de 2025 na seleção como atleta, não tem”.
Carreira
Durante sua carreira a jogadora participou de cinco Olimpíadas e conquistou medalhas de prata em 2004 e 2008. Além disso, ela também é bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007), tricampeã da Copa América (2003, 2010 e 2018), e jogou cinco Copas do Mundo (2003, 2007, 2011, 2015 e 2019). Marta é consagrada como a maior artilheira da história da Seleção Brasileira com 118 gols. Não somente, ela também é a maior goleadora das Copas do Mundo – levando em consideração o futebol masculino e feminino – com 17 gols marcados.