domingo, 22 de dezembro de 2024

Espírito Santo conquista 146 medalhas nas Paralimpíadas Escolares e bate recorde

A delegação do Espírito Santo retornou para casa, no último sábado (02), com 146 medalhas conquistadas na fase nacional das Paralimpíadas Escolares, disputada em São Paulo (SP). Foram 57 ouros, 52 pratas e 36 bronzes nas modalidades de atletismo, bocha, natação e tênis de mesa, um recorde do Estado na história da competição.

Continua após a publicidade

Em 2022, os capixabas tinham ultrapassado pela primeira vez a marca de cem medalhas, chegando a 112 pódios. Neste ano, quebraram mais uma vez o recorde, com 34 medalhas a mais em relação à edição anterior.

Ao todo, 114 estudantes de 11 a 18 anos representaram o Estado na competição, que foi realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na capital paulista. O evento, que é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), recebeu cerca de 1.800 atletas com deficiência das 27 unidades da federação, a maior quantidade de participantes da história das Paralimpíadas Escolares. O Estado também participou das modalidades de badminton, halterofilismo e vôlei sentado.

Continua após a publicidade

O grande destaque da delegação capixaba foi o atletismo. Pelo segundo ano consecutivo, o Estado terminou a disputa na terceira colocação geral do País, pelo ranking de pontos do CPB. Foram 131 medalhas (57 ouros, 48 pratas e 25 bronzes), também superando o ano passado (93 pódios).

Dos medalhistas do Espírito Santo, 13 são contemplados pelo edital atual do Bolsa Atleta, que se encerra este ano: Alice Colli Mardegan, Alice Xavier Nascimento, Ana Clara Brito Paixão, Ana Esther Souza da Cruz, Brenda Souza Teixeira, Davi Henrik Morais Vieira, Italo dos Santos Monteiro, Lucas Otacílio Ferreira dos Santos, Mariana Vieira Amancio, Matheus Gomes Monteiro, Pedro Júnior Cassilhas Gomes, Quezia Pontara da Costa e Wendel Sabino Xavier.

Já entre os treinadores, estavam compondo a delegação capixaba Arlindo Anchieta, Diogo Mello, Douglas Franco Espolador, Enicio Ferreira, Gabrieli Machado, José Cassimiro Filho, Kelley Bonicenha, Leandro Corrêa, Leonardo Fantoni, Luiz Guilherme Santana de Lima, Marcelo de Azevedo Coutinho, Marcio Dutra, Patricia dos Santos Giuberti, Rafael Bianchini, Raphael Leandro, Roque Marinato, Stephany Castro, Thiago de Souza Cavedo e Washington Missias.

Para o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, o recorde de medalhas da delegação capixaba representa o desenvolvimento do paradesporto no Estado.

“Estamos muito felizes com o resultado da nossa delegação nas Paralimpíadas Escolares. O recorde alcançado é um resultado excelente e representa o desenvolvimento do paradesporto no Espírito Santo. Isso é fruto do trabalho árduo dos atletas, de seus treinadores e de toda a comissão técnica, que se dedicaram ao máximo para representar o nosso Estado com garra e determinação. O Estado seguirá apoiando nossos paratletas e, é importante destacar, que no ano que vem será inaugurado na Sesport o Centro de Excelência de Esportes para Pessoa com Deficiência, um equipamento voltado exclusivamente ao paradesporto”, afirmou José Carlos Nunes.

*Informações da Sesport

Veja também:

Gigantes com nervos à flor da pela contra o rebaixamento na última rodada do Brasileirão

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:58 am
Anoitecer
06:20 pm
26ºC
Chuva
3.5mm
Velocidade do Vento
7.2 km/h
22/12
Dom
Mínima
24ºC
Máxima
26ºC
23/12
Seg
Mínima
22ºC
Máxima
27ºC
24/12
Ter
Mínima
22ºC
Máxima
23ºC
25/12
Qua
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
Colunistas
Ludimila Nunes Mantovani

O cuidado em cena na política social no Brasil

Leia também