Vai começar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. Os 64 clubes começam a luta por quatro vagas para a Série C do próximo ano, neste sábado (6). Agremiações esportivas jovens no cenário nacional, organizações que já conquistaram títulos significativos e times importantes que vivem momentos delicados na atual temporada estão no páreo.
Dois capixabas estão na disputa por um lugar ao sol: Vitória e Real Noroeste. Ambos estão no Grupo 6 e terão como adversários clubes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
O Alvianil estreia no estádio Salvador Costa, na capital capixaba, contra o Resende (RJ), às 15h, deste sábado. Já o atual tricampeão capixaba joga às 18h, do mesmo dia, no Rio de Janeiro, diante da Portuguesa, no estádio Luso-Brasileiro.
Também estão no grupo Athletic Club (MG), Democrata GV (MG), Nova Iguaçu (RJ) e Santo André (SP).
Campanhas dos capixabas
As equipes do Espírito Santo seguem na batalha para conseguir superar a fase oitavas-de-final. Quatro equipes chegaram nesta fase, mas foram eliminadas: Espírito Santo, Vitória, Nova Venécia e Real Noroeste. Destes, o que mais se aproximou de avançar para as quartas foi o time Merengue, eliminado nos pênaltis pelo Anápolis (GO) na campanha do ano passado.
Confira o desempenho dos capixabas:
- 2009 – Rio Branco – eliminado na primeira fase
- 2010 – Rio Branco – eliminado na segunda fase
- 2011 – São Mateus – eliminado na primeira fase em
- 2012 – Aracruz – eliminado na primeira fase
- 2013 – Aracruz – eliminado na primeira fase
- 2014 – Estrela – eliminado na primeira fase
- 2015 – Rio Branco – eliminado nas oitavas-de-final
- 2016 – Desportiva – eliminada na primeira fase / Espírito Santo – eliminado na segunda fase
- 2017 – Desportiva – eliminada na segunda fase / Espírito Santo – eliminado nas oitavas
- 2018 – Espírito Santo e Atlético Itapemirim eliminados na primeira fase
- 2019 – Serra – eliminado na primeira fase / Vitória – eliminado nas oitavas
- 2020 – Vitória – eliminado na primeira fase / Real Noroeste – eliminado na segunda fase
- 2021 – Rio Branco e Rio Branco VN – eliminados na primeira fase
- 2022 – Nova Venécia e Real Noroeste – eliminados nas oitavas
Regulamento da Série D
Na Série D do Brasileirão de 2023, 64 agremiações estão dividas em oito grupos com oito equipes cada, regionalizados, respeitando o formato das últimas edições do campeonato. Os clubes jogam entre si, dentro das próprias chaves, em partidas de ida e volta. Ao todo, 14 rodadas serão disputadas. Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para a segunda fase da 4ª divisão no formato de mata-mata.
O chaveamento para a segunda fase da competição nacional e também para as oitavas de final já está estabelecido previamente, com os cruzamentos entre os seguintes grupos: 1 x 2; 3 x 4; 5 x 6; e 7 x 8.
Porém, quando restarem apenas oito times nas quartas de final, que é a fase que define quem sobe para a Série C do Brasileirão, os confrontos serão definidos de acordo com as pontuações conquistadas pelos clubes até esse momento da competição. O clube com a melhor classificação geral enfrenta o oitavo; o segundo pega o sétimo; o terceiro duela com o sexto; e o quinto encara o sexto.
Vale ressaltar que os confrontos de mata-mata na competição nacional de futebol, da segunda fase até a grande final, vão ser disputados em embates de ida e de volta.
Quem se classifica para a Série C?
Os times que chegarem até as semifinais carimbam o passaporte para a Série C do Campeonato Brasileiro de 2024.
Na Série D do Brasileirão de 2023 os clubes têm o direito de inscrever até 50 jogadores na competição nacional de futebol. A data limite para inscrição é 4 de agosto.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.