A temporada 22/23 já está finalizando na Europa e alguns times de menor expressão surpreenderam. Na Alemanha, o União Berlim surpreendeu e pode terminar o campeonato garantindo vaga na Champions League. Já na França, o Lens fez uma campanha histórica e garantiu o segundo lugar na competição, ficando a frente dos tradicionais Olympique de Marselha e Lyon.
Na Inglaterra não foi diferente. O tradicional Brighton & Hove Albion, fundado em 1901, havia disputado apenas 5 campeonatos da primeira divisão da Inglaterra. Passaram-se os anos, o campeonato virou a Premier League, em 1992, e o Brighton amargurava nas divisões mais baixas da Inglaterra. Em 2002, o clube voltou a segunda divisão, e assim permaneceu até 2016, onde o clube terminou a temporada como vice-campeão da Championship e voltou à primeira divisão, disputando assim, pela primeira vez na sua história, a Premier League.
E assim, desde 2017, o Brighton permanece firme na Premier League. Na atual temporada, conquistou o melhor resultado da sua história, e após o empate de 1 a 1 contra o campeão City, terminou em sexto lugar e garantiu vaga para a Europa League. Essa classificação é a primeira vez do clube disputando uma competição europeia. Uma vitória GIGANTE de todo povo de Brighton e Hove.
Mas o que explica esse sucesso? A resposta é simples. Uma gestão coesa, com apoio da sua torcida e contratações certeiras.
No ano de 2021, o Brighton começou a se reforçar no mercado e buscou jovens promessas da América do Sul. O paraguaio Júlio Enciso, o argentino Buonanotte e os equatorianos Moisés Caicedo e Jeremy Sarmiento, foram contratações que reforçaram o clube e se uniram ao craque da Seleção Argentina Alexis Mac Allister e ao polivalente Estupiñán, também equatoriano.
Todo o trabalho de scout do clube, de gestão por parte do Manager Roberto De Zerbi, e correspondência em campo por parte dos atletas foi fundamental para essa campanha histórica. Agora o clube tem novas missões e novos desafios, principalmente para suprir a lacuna que será deixada pelos bons jogadores que sairão. A temporada 23-24 está logo ali, pra cima, Brighton!