Em alusão ao mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está organizando um evento especial para encerrar a campanha Junho Violeta. Com o tema “Respeitar o passado é iluminar o futuro”, a ação busca promover a valorização da população idosa.
O evento ocorrerá nesta quarta-feira, às 14h, no pátio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizado na Rua 25 de Março, 161, no Centro. A programação contará com uma palestra da Dra. Priscila Gasperedo, que abordará direitos, cuidados e proteção dos idosos, além de uma apresentação do grupo de dança do Centro de Convivência Vovó Matilde.
Importância da iniciativa
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Eder Botelho da Fonseca, ressaltou a relevância do evento para destacar a necessidade de respeitar e valorizar os idosos em Cachoeiro. “O Junho Violeta é um chamado à reflexão e à ação. Temos que fortalecer a rede de proteção e promover o respeito àqueles que contribuíram tanto para a sociedade. A campanha termina com informação e cultura, reafirmando nosso compromisso com um envelhecimento saudável e digno”, afirmou.
A assessora especial do Governo, Norma Ayub, também estará presente, evidenciando o apoio à causa. “Cuidar dos nossos idosos é reconhecer a história e a experiência que cada um traz. Ações desse tipo são essenciais para sensibilizar a sociedade sobre a violência contra a pessoa idosa”, destacou.
Diálogo e responsabilidade coletiva
Eventos como este não apenas simbolizam o encerramento de campanhas, mas também fortalecem o diálogo com a comunidade sobre a importância do respeito e da inclusão dos idosos. Eles criam espaços de aprendizado e valorização, auxiliando na quebra de preconceitos e na promoção da responsabilidade coletiva na proteção da terceira idade.
A participação da população, de autoridades e dos próprios idosos demontra como políticas públicas bem executadas podem transformar realidades. Essas iniciativas fortalecem a rede de assistência social, aproximam os serviços da população e promovem cidadania.