A Prefeitura de Viana lançou, no último sábado (10), o curso híbrido Corte de Lovelace, voltado para alunas da rede municipal nas áreas de programação e robótica educacional. A iniciativa é promovida pelo Polo de Apoio Presencial UAB/UNAC em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (CEFOR).
O curso, intitulado “Pensamento Computacional, Programação e Robótica Educacional na Perspectiva da Educação 5.0”, busca aumentar a participação feminina nas ciências e na tecnologia. Com uma abordagem educacional híbrida e inclusiva, utiliza metodologias ativas e ferramentas digitais, como os MOOCs (cursos online abertos e massivos), para desenvolver competências técnicas e socioemocionais nas participantes.
Capacitação e Inclusão Tecnológica
A capacitação é uma estratégia para promover transformação cultural, inclusão e diversidade no campo da tecnologia, inspirada no legado de Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história. As aulas presenciais ocorrerão na EMEF João Paulo Sobrinho, com a EMEF Professora Divaneta Lessa de Moraes cuidando da mobilização das alunas. O Polo UAB de Viana oferece suporte às atividades pedagógicas e acompanhamento das estudantes durante o curso.
O secretário de Trabalho e Assistência Social, Gilmar Mariano, enfatizou a importância da qualificação profissional para que os jovens possam aproveitar as oportunidades geradas pelo crescimento econômico da cidade. Ele destacou que Viana se tornou um celeiro de oportunidades, com várias empresas se instalando no município.
O prefeito Wanderson Bueno também participou da cerimônia, reafirmando o compromisso da gestão municipal em fortalecer a educação como um meio de transformação social. Ele ressaltou que, ao contrário do passado, quando moradores precisavam sair da cidade para estudar e trabalhar, Viana agora promove um ambiente de desenvolvimento e novas perspectivas para as estudantes.
Esta iniciativa representa um importante passo para garantir formação de qualidade e o fomento à inclusão tecnológica, preparando as jovens para futuro promissor nas áreas de programação e tecnologia da informação.