sexta-feira, 11 de abril de 2025

Instituto Aumigos de Livros: como a literatura se tornou uma ponte para o resgate animal

Em abril de 2018, um gesto de arrependimento se transformou em uma corrente de solidariedade que já salvou centenas de vidas. O Instituto Aumigos de Livros nasceu da vontade de sua idealizadora de reparar uma escolha que, à época, não parecia tão problemática: a compra de um cachorro pela OLX. Só depois ela percebeu o impacto do comércio de animais e decidiu agir para apoiar aqueles que realmente precisavam.

Continua após a publicidade

“Comprei meu cachorro na OLX e depois que percebi o comércio que era, me arrependi muito e tentei fazer algo pra me redimir. Inicialmente separei vários livros que eu tinha e vendi no meu próprio Instagram. Em uma noite fiz 700 reais e enviei pra ong Ame um Pet”, contou Magali Gláucia, fundadora do Instituto e professora.

O sucesso inesperado mostrou o potencial da iniciativa, e ela começou a pedir doações de livros a seus alunos, que rapidamente abraçaram a causa. Assim, o que começou como uma ação pontual se transformou em um movimento de arrecadação contínua.

Continua após a publicidade

“Depois criei um Instagram próprio e as coisas foram crescendo. Meus alunos foram meus maiores incentivadores e muitos viraram voluntários”, relembrou.

Em outubro do mesmo ano, o Instituto realizou seu primeiro resgate: Marrone, um cãozinho que encontrou um lar definitivo com a mãe da fundadora. A partir dali, o projeto tomou proporções maiores, ganhando um perfil próprio no Instagram e conquistando mais apoiadores. Muitas das pessoas que ajudaram no início se tornaram voluntárias ativas e, em outubro de 2020, o Aumigos de Livros se tornou oficialmente um Instituto, com CNPJ, conselho fiscal e toda a estrutura administrativa necessária.

Laira Layse, uma das pessoas apaixonadas pelo projeto, sempre mantém ativa sua compra na loja do Instituto. “Eu amo a literatura e o Instituto uniu causas muito importantes. Comprando um livro eu estou ajudando um animalzinho e contribuindo para salvar ainda mais vidas”, comentou.

Os números impressionam: até fevereiro de 2023, o Instituto arrecadou mais de R$ 422.738,23 para a causa animal. Já em 2024, o número aumentou: mais de 600 mil reais foram investidos na causa animal. A maior parte desse valor vem da venda de livros doados, que continuam sendo a principal fonte de renda da ONG. Em um mundo onde doações financeiras diretas ainda são raras, os livros se tornaram um elo entre o amor pela leitura e o amor pelos animais.

Com uma presidência atuante e uma equipe dedicada à loja e às campanhas, o Instituto foca no resgate de animais de rua em situação extrema de vulnerabilidade. Mais de 300 animais já foram salvos diretamente, sem contar aqueles que receberam ajuda indireta.

Além disso, a ONG oferece diversas formas para que mais pessoas possam contribuir: seja doando livros, participando de eventos, ajudando na divulgação ou até mesmo comparecendo ao abrigo.

“O que mais doamos é o nosso tempo. Nossos finais de semana, nossos dias, nossa atenção. A causa animal merece”, reforçou Magali. O Instituto Aumigos de Livros se tornou mais do que um projeto: é uma família unida por um propósito maior. E como toda família, há espaço para quem quiser somar.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:50 am
Anoitecer
05:32 pm
25ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
6.69 km/h
12/04
Sáb
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
13/04
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
14/04
Seg
Mínima
22ºC
Máxima
29ºC
15/04
Ter
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
Colunistas
Ulisses Mantovani

Da nossa herança musical indígena

Leia também