Jamilly dos Santos, conhecida como Jamilly Preta, é uma jovem estudante de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e frequentadora do Centro de Referência das Juventudes São Pedro (CRJ), em Vitória. Ela foi selecionada para representar o Espírito Santo na 3ª edição do Acre Graffiti, que ocorre entre os dias 26 e 28 de julho, em Rio Branco, no Acre. No evento, Jamilly apresentará suas poesias.
O Acre Graffiti, com o tema “Bora Colorir o Acre”, contará com a participação de 150 artistas de todo o Brasil. O festival promove a integração e a troca de experiências entre grafiteiros, poetas, músicos e produtores, oferecendo um espaço de aprendizado e crescimento para todos os envolvidos.
Aos 20 anos, Jamilly vive em São Pedro e frequenta o CRJ desde 2022, quando buscava um ambiente adequado para seus estudos e acesso à faculdade. O CRJ a acolheu, contribuindo para sua aprovação na Ufes. “Ser selecionada para este evento nacional foi uma grande surpresa. Soube do evento através de amigos do Slam, inscrevi-me e, para minha surpresa, fui escolhida entre as 150 selecionadas do país. É uma responsabilidade enorme e estou animada para mostrar minhas poesias”, contou Jamilly.
Nieve Matos, coordenadora do CRJ São Pedro, destacou o desenvolvimento de Jamilly desde sua chegada ao centro. Ela, que antes era tímida e tinha a universidade pública como um sonho distante, envolveu-se em diversas atividades e projetos, incluindo cursos e oficinas, e participou de iniciativas como o Grupo Gestor e o Programa de TV São Pedro, Meu País. Nieve elogiou a trajetória de Jamilly, que agora é uma referência para outros jovens do CRJ e para a Grande São Pedro. “Jamilly representa a força da poesia das periferias do nosso Estado e sua participação no evento nacional é uma grande conquista para todos nós”, afirmou Nieve.
No ano passado, com o apoio do CRJ, Jamilly desenvolveu uma oficina de escrita que resultou na coletânea “Poesia de Favela”, organizada por ela e que inclui poesias de 14 jovens do CRJ São Pedro e de outros centros. O lançamento do livro ocorreu em 12 de julho, durante o aniversário de dois anos do CRJ, com apresentações e autógrafos dos jovens.
O Acre Graffiti, Festival Internacional de Culturas Urbanas, promete uma programação vibrante com mutirões de graffiti, slams, shows, apresentações culturais e workshops. O evento oferece uma plataforma para artistas de diversas áreas, reforçando a importância da cultura hip-hop no cenário nacional.