O Espírito Santo é um destino que oferece uma combinação perfeita entre belezas naturais e um rico legado histórico. Com uma costa deslumbrante, cidades fascinantes e uma cultura vibrante, este estado cativa os visitantes com sua diversidade e singularidade.
Apesar de estar entre os destinos menos divulgados do Brasil, o Espírito Santo tem conquistado cada vez mais espaço no cenário turístico nacional. Recentemente um levantamento feito por um site hoteleiro colocou Vitória no topo da lista de 10 principais destinos que são tendência para o meio do ano. Para os turistas, a metrópole tranquila e bucólica é uma opção perfeita para quem busca lazer e descanso.
Marcos Botechio, um viajante nato, de São Paulo, teve uma grata surpresa ao escolher o Espírito Santo como seu próximo destino turístico. Atraído pelo preço convidativo da passagem, ele decidiu explorar uma capital pouco conhecida, mas repleta de encantos. Embora ainda não tenha mergulhado nas suas belezas, Marcos está ansioso para descobrir os encantos da ilha.
“Ainda não saí para turistar. Quero encontrar calmaria. Sei que é uma das menores capitais do Brasil, mas espero encontrar praias bonitas, pessoas simpáticas e um ambiente de capital mais interiorano”, explica.
Do Mato Grosso para as praias de Vitória
Natiely Faustino, natural do Mato Grosso, é uma viajante ávida que já explorou diversos destinos litorâneos pelo Brasil. No entanto, entre suas experiências de viagem, havia um destino que ainda faltava em seu currículo: a capital capixaba.
“Tenho grandes expectativas, estou ansiosa e animada. Já conhecia Fortaleza e outros lugares, mas faltava Vitória. Estou ansiosa para conhecer as praias, comer a comida tipica e aproveitar bastante”, conta.
Mineira apaixonada por Vitória
Vivian Prado, uma mineira de coração aventureiro, decidiu dar uma guinada em sua vida ao se encantar pelo Espírito Santo. O que inicialmente seria apenas uma viagem turística acabou se transformando em uma mudança definitiva.
“Aqui tem praia, cachoeiras, parques, museus, tudo em só lugar, além de ser um local bom para trabalhar e viver. É uma capital com jeitinho de interior”, descreve.
Muitas belezas, pouca divulgação
Assim como Vivian, Andréa dos Anjos, de São Paulo, também acabou se apaixonando por Vitória. Ela relata que, embora Vitória seja uma excelente opção para quem deseja aproveitar e fazer turismo, o local ainda é pouco divulgado.
“Existe uma grande possibilidade para que o turismo possa se expandir. Falta divulgação, pois o local é repleto de belezas. Vitória recebe muitas pessoas que vem a trabalho, mas a cidade é muito buscada por mineiros, pessoas da região Sul do Brasil e muitos turistas de fora do país”, diz.
Gente de todos os cantos
Rodrigo Rodrigues, funcionário de um hostel em Jardim Camburi, Vitória, é de São José dos Campos, São Paulo. Ele conta que o hostel em que trabalha recebe turistas de diferentes partes do mundo, tornando-se um local de primeira escolha para muitos viajantes.
“Os turistas vem de todos os cantos e buscam destinos famosos por aqui, como o Convento da Penha, o Morro do Moreno, o Buda Gigante, a noite capixaba e a culinária típica, como a moqueca capixaba”, descreve.
Apaixonados por Vitória
Wildrer Leal, gerente de recepção de um hotel na Mata da Praia, compartilha entusiasmado que muitos turistas que visitam a cidade ficam encantados com tudo o que ela tem a oferecer.
“Quem vem, sempre volta. Os turistas ficam maravilhados e costumam dizer que o local é um tesouro escondido, pois não é muito divulgado. Tem hóspede que fica tão apaixonado que compra casa e apartamento na região. Os mineiros são os principais turistas, mas quem vem, sempre procura as praias e as belezas locais”, conta.
Pontos turísticos requisitados
Guilherme Santos, sócio proprietário de um hostel localizado no Bairro República, Vitória, relata que os visitantes que vem ao Estado têm como objetivo conhecer os pontos turísticos mais famosos da região.
“Os atrativos turísticos mais procurados pelos hóspedes são o Buda em Ibiraçu, o Convento da Penha em Vila Velha e o passeio das baleias jubarte, em Vitória. As praias, a fábrica de Chocolates Garoto, o Parque Pedra da Cebola, as paneleiras de Goiabeiras e os restaurantes de frutos do mar também são destinos populares”, explica.
Divulgação e projetos para o turismo
Weverson Meireles, secretário de Estado de Turismo, comemora os resultados positivos do crescimento das buscas por Vitória e Vila Velha como destinos turísticos. Ele destaca que a parceria entre o setor público e privado tem sido fundamental para o sucesso dessas cidades e para o alcance de bons números no turismo.
“Ver duas das maiores cidades capixabas em primeiro e segundo lugar é motivo de alegria para todo Estado. Mostra o resultado de um bom trabalho em conjunto com o trade, entidades ligadas ao setor, instituições, instâncias de governança, gestores municipais e Governo do Estado. O trabalho agora é para que possamos colocar ainda mais municípios na vitrine do turismo nacional, pois temos atrativos e equipamentos turísticos que possibilitam isso”, frisou.
O secretário informa que o Estado está realizando investimentos em campanhas de divulgação para promover os destinos capixabas, como a campanha “Capixabiar” apresentada durante o verão. Ele revela que novos projetos estão sendo desenvolvidos para ampliar a divulgação a nível nacional.
Além disso, ele comemora o crescimento de 25,5% do turismo no Estado entre 2021 e 2022. Ele atribui esse sucesso aos esforços de promoção e divulgação realizados pelo governo. Além disso, revela que o Estado planeja expandir sua visibilidade com a veiculação de propagandas nos principais aeroportos do Brasil.
“De 2021 a 2022, nós crescemos 25,5% no Estado. Isso é resultado de promoção e divulgação. Nós teremos agora propagandas nos principais aeroportos do Brasil”, completa.
Neste encontro entre natureza e história, o Espírito Santo revela-se como um destino que cativa e encanta, deixando memórias inesquecíveis e despertando um desejo constante de retorno entre os turistas.