As forças de segurança, em atuação coordenada no Espírito Santo, prenderam 16 pessoas suspeitas de envolvimento nos ataques a ônibus registrados na terça-feira (11), na Grande Vitória. A prisão mais recente ocorreu na tarde desta quarta-feira (12), em Jardim Camburi, Vitória.
Por volta de 1h da tarde desta quarta-feira (12), policiais militares em patrulhamento ostensivo abordaram um veículo suspeito quando este passava pela avenida Dante Michelini, na altura do bairro Jardim Camburi. No veículo, que pertence a uma locadora, estava um indivíduo, de 42 anos, que foi conduzido à Divisão Patrimonial.
Em diligências, os policiais militares também localizaram um homem, de 45 anos, que alugou o carro. Nas oitivas, ficou constado que o homem de 45 anos está diretamente envolvido nos ataques, tendo ele sido autuado em flagrante. O outro conduzido foi liberado.
Já pela manhã, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em trabalho integrado com o serviço de inteligência da SESP, deteve outros quatro indivíduos, sendo três maiores e um menor, que estavam em um veículo, e são suspeitos de possuírem ligação direta com a organização desses crimes.
Os maiores foram autuados em flagrante pelos crimes de associação ao tráfico de drogas, favorecimento pessoal, organização criminosa, danos ao patrimônio e causar incêndio. O menor responderá por atos infracionais análogos aos mesmos crimes. Os levantamentos realizados até o momento indicam que os detidos nesta quarta-feira atuaram diretamente no transporte de suspeitos do Rio de Janeiro para o Espírito Santo, bem como repassaram ordens para incendiar coletivos e veículos de imprensa. Os maiores foram conduzidos ao Centro de Triagem de Viana e o menor para o Ciase.
Ainda nesta quarta-feira (12), outro veículo suspeito foi abordado por policiais militares quando descia a Terceira Ponte, sentido Vila Velha. Os ocupantes foram conduzidos à Divisão Patrimonial e liberados após levantamentos.
Na data de ontem, terça-feira (11), indivíduos já haviam sido detidos. Essas pessoas foram autuadas em flagrante por envolvimento nos ataques a ônibus registrados na Grande Vitória. As ocorrências foram entregues na Divisão Patrimonial do Deic. Seis indivíduos maiores de idade vão responder pelos crimes de organização criminosa, incêndio, dano a patrimônio público, crime ambiental e contra ordem econômica. Todos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana.
Três menores também foram conduzidos e autuados por ato infracional análogo aos mesmos crimes. Eles foram encaminhados ao Ciase. Outros dois adolescentes foram autuados pelos mesmos atos infracionais e permanecem internados sob escolta policial, uma vez que se queimaram durante os ataques.
As forças policiais continuam trabalhando em conjunto para identificar e prender os criminosos envolvidos nessa situação.
Quem é Marujo? Traficante que teve segurança morto e vem causando tensão em Vitória
Sobe para 16 o número de prisões relacionadas aos ataques a ônibus na Grande Vitória