Uma situação inesperada como a perda da placa do veículo pode gerar problemas, caso a pessoa não tome as providências necessárias. Alguns motoristas já passaram por essa situação desagradável, seja em dias de chuva, por um descuido de deixar um parafuso frouxo ou até mesmo após alguma colisão.
O comerciante Marcelo Trindade, de 41 anos, já passou por essa situação no final do ano passado. Ele diz que passou por uma rua alagada e acabou perdendo a placa dianteira do carro.
“Eu fiquei preocupado porque precisaria do carro para viajar. Eu sabia que se fosse pego numa blitz sem placa, acabaria levando uma multa. Mas conversei com meu despachante e ele me orientou a ir até uma empresa credenciada pelo Detran-ES. Paguei a taxa, fiz a vistoria e resolvi tudo rapidamente. Assim evitei uma possível dor de cabeça e um prejuízo no bolso”, recorda.
Perdeu a placa? Saiba o que fazer
Mas o que a pessoa deve fazer ao perder a placa do seu veículo? De acordo com o Detran-ES, os serviços de conversão ou substituição da placa de identificação veicular, tanto para casos de perda ou dano, podem ser realizados de forma on-line no site do órgão ou agendados em uma unidade para o atendimento presencial.
Em casos de perda ou dano na placa de identificação veicular, os proprietários devem fazer a vistoria prévia em uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) encontrada no site do órgão.
Nos casos dos veículos com a placa antiga (cinza), o proprietário deve realizar o serviço de “Conversão de placa Mercosul a pedido” também possível no sistema on-line. Nesse caso, a taxa do Detran-ES é de R$ 40,35 e inclui a atualização do novo documento do veículo.
Mas para os veículos que já possuem a placa no modelo Mercosul, o proprietário deve realizar o serviço de “Substituição de placa” e não haverá cobrança de taxa por parte do Detran-ES.
Após a abertura do processo, o proprietário receberá um SMS com o código autorizador do emplacamento e deverá se dirigir com o veículo até uma empresa estampadora de placas credenciada ao Detran-ES para comprar e instalar a placa.
Faça o Boletim de Ocorrência
O Detran-ES também orienta que em caso de perda da placa, que o cidadão registre um boletim de ocorrência. De acordo com o órgão, a medida vale para que o proprietário se resguarde caso a placa seja encontrada por outra pessoa e utilizada indevidamente.
Placa perdida na rua?
Mas em casos em que uma pessoa encontre alguma placa perdida na rua? O Detran-ES orienta que seja entregue em uma agência do órgão ou ao Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).
Veículo sem placa não pode!
O Detran-ES também lembra que conduzir o veículo sem qualquer uma das placas de identificação é considerado infração gravíssima, registrada no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a penalidade de multa é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira e remoção do veículo.