Dois bairros separados pela rodovia Carlos Lindemberg, em Vila Velha, e marcados pela violência. Cobi de Baixo, localizado em Cariacica, e Cobi de Cima, do lado canela-verde, possuem um extenso histórico de crimes ligados ao tráfico de drogas e no meio disso tudo fica o morador, sempre acuado. Por telefone a reportagem do MovNews conversou com um morador que vive no local há 40 anos. Ele relembra dos tempos longe da violência.
“Cobi sempre foi um ótimo lugar, fica perto da BR (262), perto de tudo, de bancos, supermercados. Era um lugar muito tranquilo para viver, podia deixar janela e portas abertas que ninguém incomodava. Agora, os tempos são outros”, conta o aposentado.
O aposentado destaca que toda essa violência é motivada pelo tráfico de drogas e explica que os jovens ligados ao crime estão cada vez mais inconsequentes. “Antes, quem era do tráfico respeitava o morador mais antigo. Agora isso acabou. É a total falta de respeito. E quando a polícia chega, é um desespero”.
https://movnews.com.br/cotidiano/2022/06/moradores-relatam-momentos-de-panico-em-noite-de-confronto-em-vila-velha/
O mais recente caso aconteceu em Cobi de Cima: um confronto entre suspeitos e agentes de segurança, nesta terça-feira (29). Homens da Guarda Municipal de Vila Velha realizavam uma ação no bairro e avistaram um indivíduo com uma arma na mão, apontada para uma terceira pessoa. Os guardas então atiraram no rapaz, que morreu na hora. Em resposta, criminosos atearam fogo em três ônibus e moradores realizaram protestos pela região.
Este não é um caso isolado de violência no bairro. Em abril, um homem de 35 anos foi assassinado com vários tiros. Na ocasião, moradores informaram que a vítima era gerente do tráfico de drogas e que este poderia ser a motivação do crime.