O município da Serra terá um novo Cerco Inteligente de Segurança, que contará com câmeras móveis, reconhecimento facial e central de videomonitoramento integrada. De acordo com a prefeitura, o sistema será o primeiro desse tipo no Estado.
Esse “Big Brother do Trânsito” terá 90 novas câmeras móveis de videomonitoramento inteligentes, sendo que 60 delas são do tipo OCR (identificação de placas) e 10 de reconhecimento facial, compondo a central de vigilância integrada.
Os dispositivos ficarão distribuídos em pontos estratégicos da cidade e a previsão é de que a estrutura esteja pronta e operando até o dia 15 de julho.
As câmeras, capazes de identificar placas e tipos de veículos, também farão reconhecimento facial de possíveis suspeitos e serão dispostas em pontos estratégicos em todo o município. Os dados serão interligados com o banco do Centro Operacional de Defesa Social (Ciodes) e com a Polícia Rodoviária Federal.
Em entrevista ao MovNews, o Secretário de Defesa Social do município, Joel Lyrio, afirmou que as câmeras de identificação de placas contribuem de forma decisiva para a diminuição dos casos de furtos e roubo na região.
“O sistema é capaz de identificar até mesmo os passageiros que estão dentro dos veículos. Outra vantagem é que esse sistema é reativo, ou seja, o operador não precisa ficar o tempo todo de olho no monitor. Ao passar algo suspeito, um alerta será emitido”, explica o secretário.
Ainda de acordo com o secretário, a identificação facial será feita a partir de uma parceria dos dados de fugitivos obtida com a interligação de dados da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (SESP).
O protocolo de compartilhamento e uso de dados entre a prefeitura e demais instituições como Ciodes e Polícia Rodoviária Federal está em fase de elaboração. Portanto, ainda não é possível determinar questões de privacidade e nem quem e nem quantas instituições terão acesso ao nosso sistema.
“É necessário ressaltar que nenhum sistema é 100% inteligente. Por isso, para que o sistema funcione de maneira plena também será necessária a inteligência humana. Ele dará o alerta e os agentes vão abordar a pessoa ou veículo suspeito, realizando um filtro das informações”, garantiu Joel.
A precisão do sistema é de 95%. Ainda de acordo com o secretário de Defesa Social da Serra, a estrutura deve estar pronta e operando plenamente até o dia 15 de julho.