Aprovado projeto de lei que obriga os estabelecimentos públicos e privados a incluir o símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista nas placas que sinalizam a prioridade de atendimento.
A identificação estará presente em serviços e transportes. A proposta da Câmara dos Deputados será enviada ao Senado Federal para aprovação.
O símbolo é a representação da fita “quebra-cabeça” multicolorida, apresentada mundialmente como a conscientização do transtorno do espectro autista.
De acordo com a relatora do projeto de lei, a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (União-Tocantins), a inclusão do símbolo, que é utilizado de maneira facultativa na sociedade brasileira desde dezembro de 2020, fez com que sociedade brasileira tomasse consciência da representatividade da faixa e da sua real necessidade para melhoria do atendimento às pessoas com autismo.
A relatora também argumentou que o autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de ter influência direta no comportamento dos indivíduos.