Muitos donos de pets não sabem, mas os animais mesmo domésticos necessitam ter uma rotina dinâmica com estímulos e atividade que ofereça desafios físicos e mentais semelhantes aos que vivenciam em vida livre. E os brinquedos se tornam essenciais para ajudar nesta rotina e repor as funções naturais do comportamento do animal.
Há uma grande variedade de brinquedos e acessórios no mercado. Muitos deles possuem objetivos diferentes para estimular seu bichinho. Os itens atendem a instintos e necessidades específicas aos diferentes tipos de espécies, mas vários donos não conhecem esses tipos de brinquedos.
Pensando nisso, separamos alguns brinquedos que irão te ajudar a melhorar a qualidade de vida do seu animalzinho.
Tapetes de farejar:
Esses tapetes têm a proposta de contribui com a redução da ansiedade, do estresse e do tédio. Muitos pets apresentam problemas de saúde por comerem de forma muito acelerada e para isso o brinquedo possui várias dobras onde você esconde petiscos. Com isso, seu pet precisará farejar e trabalhar para encontrar os petiscos escondidos. Essa brincadeira também ativa o olfato do bichinho.
Bolas
O exercício de buscar e perseguir bolas funciona tanto para cães quanto para gatos. Algumas bolas tem funções de sons e luzes, e você pode treiná-los para pegar e devolvê-los. Essas brincadeiras ajudam a atividade sensorial, prendendo a atenção, estimulando o toque e proporcionando estimulação visual.
Brinquedos para roer e arranhar
Ajudando a aliviar a vontade natural de roer e arranhar, esses brinquedos possuem diversos formatos, materiais e tamanhos. Além disso, a diversão ajuda a manter os animais ocupados, estimulando o desenvolvimento da dentição e das unhas dos filhotes.
Túneis:
Os tuneis, geralmente para gatos, são feitos para se esconder, explorar e brincar de perseguir dentro deles. O gatinho pode entrar e observar o que acontece ao seu redor, mexendo com instintos dos bichanos para se esconder em lugares misteriosos.
Brinquedos interativos
Manter a mente do seu animal ocupada também é importante e uma opção é buscar brinquedos que desafiem a mente dele. Para isso há diversos tipos de brinquedos com vários graus de complexidade que você pode variar.
Brinquedos de busca e caça
Sem a necessidade de caçar, a energia dos seus pets diminui em casa. Por isso, esconder brinquedos com repartições para petiscos pode ser bem divertido para estimular esse instinto de busca e caça, além de mantê-los ativos.