22 de julho de 2025
terça-feira, 22 de julho de 2025

Viva São Gonçalo!

Estamos no final do mês de junho quando tradicionalmente são celebrados três santos muito populares: Santo Antônio, São Pedro e São João. É o mês das festas caipiras, das quadrilhas e de bandas que contam com instrumentos como a sanfona e a viola caipira.

Continua após a publicidade

Por isso, hoje vamos nos lembrar de um santo, que apesar de não ser celebrado neste mês, é conhecido por ser o padroeiro dos violeiros. Trata-se de São Gonçalo de Amarante

Gonçalo Pereira de Amarante nasceu por volta de 1187 na cidade de Tagilde, próxima de Guimarães, Portugal.  Era de uma família nobre e sua educação foi voltada para seguir a vida religiosa.

Continua após a publicidade

Logo após a sua ordenação como padre, São Gonçalo torna-se arcipreste, cargo hoje conhecido como vigário-geral da diocese de Braga, onde dedicou-se à pregação e à caridade.  Mais tarde, realizou uma peregrinação à Terra Santa, onde passou 14 anos em penitência e oração.

Ao retornar à sua terra, decide viver como ermitão às margens do rio Tâmega, em Amarante. Lá ele construiu uma capela que hoje é o Convento de São Gonçalo.

Foram-lhe atribuídos milagres como a cura de doentes e a conversão de pecadores. Também era conhecido por ser construtor de pontes físicas e simbólicas. Em 1259, São Gonçalo faleceu na cidade de Amarante.

Sua canonização aconteceu pelo Papa Júlio III no ano de 1561. Em Portugal sua festa acontece no dia  10 de janeiro e, em algumas regiões do Brasil a celebração a São Gonçalo é realizada em 7 de junho.

A associação do santo português aos violeiros se deve a uma lenda segundo a qual, durante as suas homilias, São Gonçalo empunhava uma viola com o objetivo de atrair fiéis com música e cantos religiosos. Ele teria composto versos e melodias para evangelizar, tornando-se um símbolo dos músicos populares.

Apesar de Santo Antônio ser mais conhecido como casamenteiro, São Gonçalo também une os corações, especialmente os das mulheres que já teriam passado da idade de casar. É por isso que, durante as homenagens ao santo, os violeiros costumam celebrar o amor e a música.

https://youtu.be/LPQMc4UyNCY?si=j27Cecd5cS2WMRZP

Em função dessa fama de casamenteiro, surgiram alguns versos com uma pitada de humor, como este abaixo:

São Gonçalo de Amarante

Casamenteiro das Velhas

Que mal te fizeram as moças?

Por que não casais elas?

Alguns são mais diretos:

São Gonçalo! Casai-me pois bem podeis!

Pois tenho teia de aranhas, onde bem sabeis!

Além de repentes e cantorias dedicadas a São Gonçalo, no sertão do nordeste, os violeiros costumam fazer promessas para pedir proteção à sua arte. Ao contrário de outras regiões em que são feitos pactos com o Coisa Ruim para um aprendizado rápido desse instrumento.

Por ser patrono desses artistas, a ele lhe é atribuída a origem da afinação de viola caipira conhecida como Rio Acima. Ela seria o oposto da afinação Rio Abaixo que muitos afirmam ter sido enviada pelo Diabo.

Afinações Rio Abaixo e Rio Acima – Origem

Apesar de não ser tão lembrado nas festividades do mês de junho, São Gonçalo de Amarante tem um lugar especial entre os violeiros e os que amam a viola caipira e seu repertório. Por isso tudo podemos exclamar: VIVA SÃO GONÇALO!

 

Continua após a publicidade
Ulisses Mantovani
Ulisses Mantovani
Bacharel em Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Servidor Público Estadual

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
06:15 am
Anoitecer
05:19 pm
24ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
7.75 km/h
23/07
Qua
Mínima
19ºC
Máxima
26ºC
24/07
Qui
Mínima
19ºC
Máxima
25ºC
25/07
Sex
Mínima
20ºC
Máxima
25ºC
26/07
Sáb
Mínima
19ºC
Máxima
27ºC
Colunistas
Myrna Morelli

Plantas perfeitas para banheiros e lavabos com luz natural

Leia também