No último domingo, 28, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerrou a etapa de apuração de dados do Censo Demográfico 2022. Na etapa finalizada estava a coleta de informações. A previsão do IBGE é que daqui a um mês, em 28 de junho, já será possível divulgar os resultados preliminares da pesquisa nacional.
Entre as expectativas do IBGE está a de chegar até o fim de dezembro com cerca de 80% a 90% do censo divulgados.
A coleta para o censo começou em 1º de agosto do ano passado. Essa é a única pesquisa domiciliar que vai aos 5.570 municípios do País. Este Censo Demográfico é realizado a cada dez anos e o principal objetivo é oferecer um retrato da população e das condições domiciliares no Brasil.
Tecnologia
Os equipamentos adotados do Censo 2022 pelos recenseadores usam imagens de alta resolução e permitem o acompanhamento da operação em tempo real, usando chips inseridos em todos os equipamentos.
No Censo 2022, os trabalhadores conseguiram captar coordenadas geográficas de GPS. Desse modo, os analistas do IBGE sabiam exatamente todo o trajeto feito pelo recenseador na área urbana, rural, floresta, aglomerados subnormais, em locais de maior adensamento.
O uso da tecnologia busca a entrega de um censo de qualidade, com um controle maior da operação em tempo real, além, é claro, das recentes ações de mobilização visando à diminuição do índice de não resposta, hoje abaixo de 4,5% na média do País