A Rádio Itinerante “Palavra de Mulher” esteve presente em Conceição da Barra, Espírito Santo, para a realização de várias entrevistas na Caravana Margaridas, realizada pela Secretaria Estadual das Mulheres do Espírito Santo em agosto de 2024. Nesta edição do “Todas Elas”, a entrevistada foi Marjorie Seidel, Gerente de empreendedorismo, inclusão produtiva e autonomia das mulheres da Secretaria das Mulheres.
Céia: Estou aqui com uma pessoa muito especial, que coordena tudo por aqui, a gerente de empreendedorismo do governo, Marjorie Seidel. Para os mais próximos, apenas Marjorie. Tudo bem, Marjorie?
Marjorie: Tudo bem, obrigada. Bom, confesso que prefiro ficar nos bastidores, mas você me convenceu a participar.
Céia: Claro, tem que aparecer para mostrar o trabalho incrível que você faz! Então, vamos começar. O que é a Caravana Margaridas e qual é o seu objetivo principal?
Marjorie: A Caravana Margaridas faz parte do programa do Governo do Estado chamado “Mulher Viver Mais”. O objetivo é fomentar o empreendedorismo feminino e apresentar os núcleos dos Centros Margaridas, que são equipamentos públicos voltados para o combate à violência contra as mulheres. Para que isso seja possível, estruturamos uma grande ação que conecta o público aos serviços como vacinação, atendimento jurídico, arteterapia, massagem, maquiagem, entre outros. A ideia é atrair as pessoas para dentro do espaço da caravana, onde conseguimos tanto divulgar os Centros Margaridas quanto estimular iniciativas voltadas ao empreendedorismo feminino.
Céia: Que interessante! Para tudo isso acontecer, é necessário começar o planejamento bem antes. Como funciona essa organização? Com quem você conversa nos municípios?
Marjorie: Sim, com certeza! Em um primeiro momento, marcamos uma reunião com a prefeitura do município. Envolvemos ali as secretarias de Saúde, Assistência Social, Obras (para fazer a interdição da rua, por exemplo), e a de Desenvolvimento, entre outras. É um trabalho de parceria com praticamente todas as pastas municipais. Após a reunião, a prefeitura colabora com serviços específicos oferecidos no evento, enquanto nós fornecemos a estrutura e trazemos outras iniciativas de Vitória para o município.
Céia: E esse planejamento inicial acontece com quanto tempo de antecedência?
Marjorie: Em média, 30 dias antes do evento.
Céia: E sei que você chegou aqui dois dias antes do evento começar, certo? Qual é a sua agenda nesses dias?
Marjorie: Chego com antecedência exatamente para acompanhar os últimos preparativos. Muitas vezes, as pessoas não entendem o tamanho da estrutura, então pode acontecer de a rua, por exemplo, não estar interditada. Já tivemos problemas nas primeiras caravanas com atrasos na montagem do espaço. Por isso, faço questão de estar aqui para verificar tudo pessoalmente. Assim consigo garantir que a estrutura está sendo montada e que o planejamento está seguindo corretamente.
Céia: E no dia do evento, como é organizada a cerimônia de abertura?
Marjorie: Um dia antes do evento, reunimos a equipe para alinhar os últimos detalhes, como a distribuição de senhas e o funcionamento geral da estrutura. No dia do evento, a cerimônia de abertura é planejada em parceria com o município. Sempre buscamos incluir apresentações culturais que representem a identidade local. Cada abertura é única e alinhada com a cara do município em que estamos.
Céia: Vocês já percorreram quantos municípios?
Marjorie: Em 2023 passamos por cinco municípios. Este evento é a quinta caravana do ano de 2024 e ainda temos mais quatro planejadas até dezembro.
Céia: Uau, que agenda intensa! E depois que o evento termina? Você consegue descansar?
Marjorie: Ainda não (risos). No pós-evento, estamos aqui desde 6h da manhã e ficamos até finalizar. Acompanho a retirada das estruturas mais valiosas e organizo os documentos, como as listas de presença de cada ponto de atendimento. Encerro tudo no local antes de voltar para casa.
Céia: Marjorie, só tenho a agradecer e parabenizar você pelo trabalho incrível que realiza. O empreendedorismo feminino é essencial, especialmente para aquelas mulheres que estão em situação de vulnerabilidade e querem sair do ciclo de violência. Muito obrigada por contribuir com essas iniciativas tão importantes junto à Secretaria das Mulheres.
Marjorie: Obrigada, fico feliz em poder ajudar por meio do meu trabalho.