quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Mas pintura é só para deixar bonito?

Nem só de beleza vive a pintura! Além de dar aquele toque visual no ambiente, as tintas têm uma função importante na conservação dos imóveis. Elas formam uma camada de proteção que impede o contato direto das superfícies com o ambiente, reduzindo desgastes, rachaduras e até a temida corrosão.

Continua após a publicidade

Fonte: Como as cores mudam a sensação de espaço nos ambientes

Continua após a publicidade

Curiosidade: a pintura tem superpoderes! Além de proteger, ela pode mudar a percepção do espaço, o conforto térmico, e até influenciar o seu humor. Dá uma olhada em como ela pode transformar um ambiente:

Percepção espacial

Combinando diferentes tonalidades e contrastes, as cores podem alterar a sensação que temos do ambiente. Elas podem “abrir” espaços pequenos ou “aproximar” áreas mais amplas, só pela maneira como nossos olhos interpretam as cores. Quer dar uma sensação de mais espaço? Ou criar um clima mais intimista? A pintura é sua aliada!

Conforto térmico

Cores claras são ótimas para quem quer um ambiente fresquinho, porque elas refletem melhor a luz do sol, reduzindo o calor transmitido para o interior do imóvel. E se quiser potencializar ainda mais essa característica, as tintas térmicas são uma inovação que veio para ficar! Essas tintas refletem até 90% dos raios solares e ainda ajudam a reduzir o barulho em telhas metálicas. Economia e conforto numa só escolha!

Psicologia das cores

As cores têm o poder de despertar sentimentos. Quem nunca entrou em um ambiente e sentiu uma sensação boa ou ficou mais relaxado? Isso é a psicologia das cores em ação! Esse conceito é muito usado no design de interiores para criar ambientes que tocam as emoções. E sim, ao escolher as cores e combinar a pintura com a decoração, você pode dar uma atmosfera única ao seu espaço!

Fonte: O que é a psicologia das cores?

Luminosidade

A cor das paredes e do teto também impacta a iluminação do ambiente. Cores claras refletem mais luz natural, sendo perfeitas para espaços com pouca luz. Já um tom muito brilhante em áreas com muita claridade pode ser incômodo para os olhos. Por outro lado, cores escuras em lugares sombreados podem aumentar a necessidade de iluminação artificial, subindo a conta de energia.

Aqui vão algumas dicas:

  • A cor tende a escurecer um pouco depois de seca, então pense nisso na hora da escolha.
  • Se a superfície recebe muito sol, a tinta pode desbotar com o tempo.
  • E lembre-se: a percepção da cor muda conforme a intensidade da luz do ambiente.

Com essas dicas, você consegue criar um ambiente bonito, aconchegante e que também preserva seu imóvel! Lembre-se de que é sempre importante ter um profissional acompanhando a sua obra e auxiliando na escolha da tinta correta, o mercado possuí uma grande variedade de produtos e juntos vocês poderão escolher o mais adequado para o seu ambiente.

Continua após a publicidade
Marcos Paulo Bastos Ribeiro
Marcos Paulo Bastos Ribeiro
Com 27 anos, é microempresário, CEO da Edificar Gestão em Projetos Civis, Técnico em Edificações (CRT-ES) e graduando em Arquitetura e Urbanismo. Com foco em temas como desenvolvimento urbano, arquitetura, projetos civis. Marcos busca trazer uma visão abrangente sobre o potencial transformador da arquitetura na vida das pessoas e na construção das cidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:52 am
Anoitecer
06:01 pm
26ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.63 km/h
21/11
Qui
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
22/11
Sex
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
23/11
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
23ºC
24/11
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
23ºC
Colunistas
Ulisses Mantovani

A herança musical africana no Brasil (parte 1)

Leia também