O projeto Canoa Viva Vitória já está em plena atividade, levando semanalmente cerca de 100 adolescentes e jovens de comunidades de Vitória para o mar, durante as aulas de canoa havaiana, que estão acontecendo na Curva da Jurema. E no próximo sábado, dia 31 de agosto, às 8h, eles, juntamente com seus familiares, participarão da cerimônia de batismo das duas canoas do projeto. A cerimônia será conduzida pelo presidente da Confederação Brasileira de VA’A, Jefferson Cabral.
Além do batismo das canoas, no dia serão entregues os uniformes para os alunos.
As atividades do projeto Canoa Viva tiveram início no dia 5 de agosto, e estão sendo desenvolvidas na Praia da Guarderia, na Curva da Jurema, em Vitória. O local já se destaca por concentrar grande número de praticantes de esportes aquáticos, da natação, passando pela canoa havaiana aos esportes à vela. O projeto é o primeiro do esporte no Brasil a contar com o patrocínio da Vale via Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Realizado pelo Instituto Maratonas com recursos da lei federal de incentivo ao esporte, o Canoa Viva Vitória é um marco. O projeto atende a 96 crianças e adolescentes de Vitória que, durante 12 meses farão aulas de canoa havaiana e uma série de atividades complementares.
“Nosso objetivo é promover para esses adolescentes a oportunidade de contato com o esporte e com a natureza e, claro, se for o desejo deles, com as competições e até a evolução para alta performance”, explica Marcio Junqueira, diretor técnico do Instituto Maratonas.
As instituições parceiras – Instituto João XXIII, Secri e a Obra Social Nossa Senhora das Graças – são responsáveis por encaminhar os participantes, que pertencem a bairros de grande vulnerabilidade social. Além das aulas, que ocorrem de segunda a quinta-feira, o projeto vai oferecer oficinas educativas, atividades de integração e competições locais, sempre com foco na inclusão social, saúde e respeito à cultura.
Com uma missão clara de promover o bem-estar e a inclusão social, o Canoa Viva Vitória se consolida como um projeto transformador, que fortalece comunidades e preserva tradições. A visão é que o projeto se torne referência nacional em canoagem social, transformando vidas e ampliando o acesso ao esporte para todos.
Sobre a cerimônia de batismo das canoas
O ritual de batismo de uma canoa havaiana, ou ho’ola’a wa’a, é uma cerimónia comum na Polinésia, origem dessas embarcações e do esporte VA’A, e em todo o mundo náutico.
O ritual originalmente inclui pedir perdão à árvore koa por ter sido derrubada para a construção da canoa, e agradecer à floresta onde a árvore nasceu. Também se presta homenagem a Nāaumakua e Lono, o semideus que permitiu o nascimento da árvore, e a Kanaloa, o semideus de Kekai que simboliza o mar.
A cerimônia termina com todos os participantes levantando a canoa para a levar ao mar para a primeira remada com o mana incorporado à canoa.
Serviço
Cerimônia de Batismo Canoa Viva Vitória
Data: 31/08
Horário: 8h
Local: Curva da Jurema (no trecho da praia conhecido como Praia da Guarderia)