17 de julho de 2025
quinta-feira, 17 de julho de 2025

“Cinema em Toda Parte” oferece capacitação em audiovisual

Está em cartaz o “Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo”. O projeto, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo pela Secretaria da Cultura (Secult) e pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), com o apoio institucional da Secretaria da Educação (Sedu), abriu inscrições para o Chamamento de Unidades Escolares até o próximo dia 4 de agosto. As dez escolas selecionadas realizarão em seus estabelecimentos as atividades de divulgação, inscrição e seleção dos alunos que participarão das formações em audiovisual.

Continua após a publicidade

O projeto Cinema em Toda Parte é uma caravana de formação e difusão audiovisual. O programa será composto por dez oficinas de formação em audiovisual, implementação de dez Núcleos de Audiovisual e Mostra de Exibição para jovens estudantes das escolas da Rede Pública Estadual de ensino localizadas em municípios capixabas com até 30 mil habitantes.

O público-alvo são os estudantes da Rede Pública Estadual de ensino, com idade entre 14 e 25 anos, interessados na produção audiovisual, sem necessidade de experiência prévia na área. O público prioritário é formado por jovens em vulnerabilidade social que estudam nas escolas públicas contempladas pelo programa.

Continua após a publicidade

“O projeto é uma oportunidade de levar formação audiovisual para as escolas do interior do Espírito Santo. Os estudantes terão a oportunidade de produzir seu próprio curta, exercitando o seu olhar para o mundo e sua comunidade por meio do cinema. Com a doação dos kits, as escolas terão a oportunidade de dar sequência à utilização do audiovisual como uma ferramenta pedagógica singular”, disse o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

A seleção das escolas da Rede Estadual de ensino que participarão do programa “Cinema em Toda Parte” será realizada por intermédio da chamada pública organizada pela Sedu, em parceria com a Secult e IBCA.

“Essa formação é fundamental para desenvolvermos núcleos audiovisuais nas escolas, trabalhando a educação em tempo integral. Então, além dos componentes que já temos, estamos buscando desenvolver ainda mais todos os potenciais de nossas escolas”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

As inscrições para o Chamamento de Unidades Escolares vão até 4 de agosto. As escolas públicas estaduais interessadas em participar do Programa “Cinema em Toda Parte” poderão se inscrever por intermédio do formulário: Formulário de Inscrição.

As escolas selecionadas realizarão em seus estabelecimentos as atividades de divulgação, inscrição e seleção dos alunos que irão participar das formações em audiovisual. A Secult, a Sedu e o IBCA orientarão as escolas públicas em todas as fases de inscrição e seleção dos alunos.

A iniciativa de formação é planejada para levar o aluno iniciante a produzir, em um reduzido espaço de tempo, seu primeiro filme de curta-metragem. Além do conhecimento teórico em criação e produção em audiovisual, o aluno vivenciará na prática todas as etapas de produção de um filme por meio da realização de aulas que envolvem roteirização, produção, gravação, finalização e pós-produção de uma obra audiovisual.

O aluno orientado por um profissional monitor terá noções de roteiro, pesquisa, sistemáticas de trabalho, estilos cinematográficos, tipos de narrativas audiovisuais, estrutura de sequências e cenas, fundamentos sobre enquadramentos, foco, profundidade, luz, captação de som, decupagem de material gravado e edição.

A carga horária mínima para cada oficina de formação audiovisual será de 47 horas, distribuídas em 4 horas por dia. Cada turma será composta por um mínimo de dez alunos e máximo de 25. E cada oficina será ministrada por monitores e oficineiros, que passarão por uma formação antes do programa começar.

Durante a realização das oficinas deverão ser formados grupos de trabalho que irão compor a equipe técnica do filme, com suas respectivas funções nas áreas de roteiro, direção, produção e edição, além da equipe de making of.

Cada oficina dará origem a um filme escrito, produzido, dirigido e finalizado pelos alunos participantes. Esta produção será exibida gratuitamente para toda a comunidade ao final do projeto.

O programa também prevê a implantação de 10 núcleos audiovisuais, um em cada município atendido. Além disso, haverá entrega de um kit de equipamentos audiovisuais em cada um dos núcleos a serem formados a partir da execução do programa.

Os núcleos audiovisuais serão implantados nas escolas ou centros culturais dos municípios contemplados pelas oficinas e possuem como objetivo serem locais abertos a formação, criação de conteúdo, produção, discussão, acervo e difusão do audiovisual, principalmente dos filmes produzidos no Espírito Santo e demais estados do Brasil. Cada núcleo será equipado com infraestrutura que possa atender aos seus objetivos nos processos de formação, produção e difusão do audiovisual.

Os kits de equipamentos audiovisuais serão formados por fone de ouvido, microfone, câmera, tripé profissional, HD Externo, Cartão SDXC 64 Gb, Computador de Trabalho e gravador digital.

Ao final do projeto nos dez municípios, haverá uma mostra audiovisual aberta ao público que exibirá as dez produções realizadas pelas escolas, além de debates com os realizadores. O evento acontecerá no Parque Cultural Casa do Governador, em data ainda a ser definida.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
Anoitecer
0ºC
Chuva
mm
Velocidade do Vento
Mínima
ºC
Máxima
ºC
Mínima
ºC
Máxima
ºC
Mínima
ºC
Máxima
ºC
Mínima
ºC
Máxima
ºC
Colunistas
Hygor Barcellos

Débito e crédito na contabilidade

Leia também