terça-feira, 29 de outubro de 2024

Empresas e MEIs têm prazo até 31 de outubro para regularizar dívidas com o Simples Nacional.

Micro e pequenas empresas, além dos microempreendedores individuais (MEI), que não regularizarem suas dívidas com o Simples Nacional até o próximo dia 31 serão excluídas do regime tributário especial a partir de 1º de janeiro.

Os devedores têm algumas opções para regularizar a situação: pagar à vista, utilizar créditos tributários (recursos a que a empresa tem direito junto ao Fisco) para abater parte da dívida ou parcelar os débitos em até cinco anos, com o acréscimo de juros e multa. O parcelamento pode ser realizado pelo Portal do Simples Nacional ou pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), no serviço “Parcelamento – Simples Nacional”.

Para acessar o Portal do Simples Nacional e o e-CAC, é necessário ter um certificado digital ou uma conta no Portal Gov.br, nos níveis prata ou ouro. Se a empresa ou o MEI não concordar com a dívida e desejar contestar o Termo de Exclusão, a contestação deve ser encaminhada ao Delegado de Julgamento da Receita Federal, sendo protocolada pela internet, conforme as instruções disponíveis no site do órgão.

Notificações
Entre 30 de setembro e 4 de outubro, a Receita Federal notificou 1.121.419 MEIs e 754.915 micro e pequenas empresas que tinham uma dívida total de R$ 26,5 bilhões com o Simples Nacional. Após receber a notificação, o contribuinte tem um prazo de 30 dias para impugnar a dívida ou quitar os débitos, sob pena de exclusão do Simples Nacional.

De acordo com a Receita Federal, as principais irregularidades identificadas incluem falta de documentos, faturamento acima do permitido, débitos tributários, parcelamentos pendentes e a realização de atividades não autorizadas pelo Simples Nacional.

Regularmente, a Receita verifica se as empresas cumprem as condições para permanecer no Simples Nacional. Quando irregularidades são constatadas, o órgão envia notificações de exclusão. Os micro e pequenos empresários que ainda não regularizaram suas pendências podem buscar orientação no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para elaborar um plano de recuperação para seus negócios.

Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Confaz aprova redução do ICMS sobre café conilon no Espírito Santo

Na última sexta-feira (25), o Conselho Nacional de Política...

B20 Summit discute regulação da IA em preparação para cúpula do G20

O B20 Summit, evento preparatório para a 19ª reunião...

R$ 700 milhões em restituições do IR serão pagos no fim do mês

Mais de 264 mil contribuintes que caíram na malha...