Não há dúvidas de que entramos na era dos dispositivos inteligentes. Além dos já populares smartphones, smart TVs e smartwatches, estão se tornando cada vez mais comuns nos lares em todo o mundo aparelhos como assistentes virtuais, sistemas de segurança e até mesmo lâmpadas inteligentes.
Este último, em especial, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado por ser uma solução que traz mais conforto, praticidade e até mesmo economia na conta de energia.
Lâmpadas inteligentes: uma opção prática e econômica
Utilizando o conceito de Internet das Coisas ou IoT (do inglês Internet of Things), as casas inteligentes hoje são uma realidade muito mais simples e barata de se alcançar do que alguns anos atrás.
Com um dispositivo de controle como um smartphone ou tablet — ou até mesmo um assistente como a Alexa —, é possível ter total controle sobre boa parte do funcionamento dos itens de sua residência de maneira remota, sendo possível ligar o ar condicionado, acessar sistemas de monitoramento e ligar ou desligar lâmpadas em diferentes cômodos.
No caso das lâmpadas inteligentes, uma dúvida muito comum é em relação ao consumo de eletricidade. Afinal, se tratam de aparelhos que precisam estar constantemente conectados a uma rede para receber comandos, enquanto lâmpadas comuns de LED podem ser simplesmente desligadas, interrompendo o consumo.
Economizando energia com lâmpadas inteligentes
Quem já migrou totalmente para lâmpadas LED deve ter percebido uma boa economia na conta de energia no final do mês, levando então ao seguinte questionamento: se já estou economizando agora, por que deveria investir em uma lâmpada inteligente? A resposta na verdade é bem simples: a economia de energia pode ser ainda maior.
Uma lâmpada comum de LED precisa ser manualmente desligada em um interruptor, o que significa que você precisa ir até um determinado cômodo para acender ou apagar a luz. Se você precisar sair de casa e esquecer uma lâmpada LED acesa, mesmo sendo mais econômica do que as convencionais, ela continua gastando energia. Quanto mais tempo ligada, mais energia ela consome.
Já as lâmpadas inteligentes consomem energia constantemente, já que precisam estar ligadas para receber os comandos. Porém, este consumo é baixíssimo, servindo apenas para mantê-la conectada à rede para se comunicar ao hub de smart home ou ao seu dispositivo móvel. Em modo de espera, uma lâmpada inteligente custa apenas alguns poucos centavos na sua conta de energia elétrica.
Agora que já está definido que sim, lâmpadas inteligentes gastam energia mesmo quando estão “desligadas”, é preciso entender como elas podem ajudar a economizar energia no final do mês. Utilizando um aplicativo de gerenciamento, é possível verificar no gerenciador da sua smart home quais lâmpadas ainda estão acessas e desligá-las com um simples toque na tela do celular ou comando de voz.
Também é possível configurar as lâmpadas inteligentes de sua casa para ligarem ou desligarem automaticamente em certos horários, ou até mesmo controlar a intensidade da iluminação, evitando assim que um ambiente fique iluminado por horas sem necessidade.
Outro ponto positivo é que você pode utilizar o app para monitorar o consumo de cada lâmpada inteligente da sua casa, proporcionando maior controle e entendimento sobre o impacto da iluminação da sua residência no custo total da sua conta de energia.
De qualquer forma, mesmo em modo de espera, as lâmpadas inteligentes oferecem a possibilidade de obter maior economia na sua conta de energia, ajudando seu bolso enquanto também auxiliam na questão ambiental. Afinal, são uma solução sustentável para evitar o desperdício de energia elétrica na sua casa e, consequentemente, na rede que alimenta a alimenta.
*Com informações do Tec Mundo