Começou nesta quarta-feira, (23), o workshop “Aliando a Preservação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas com a Produção de Alimentos”, um evento que pauta sustentabilidade, valorização da ancestralidade e reinserção social.
Com cursos, palestras e apresentações, a programação que vai até a próxima sexta-feira, (25), acontece no auditório do Centro de Ciências Exatas da Ufes, sempre iniciando às 8h e é gratuita.
O workshop é direcionado aos povos indígenas da aldeia Nova Esperança e da aldeia Boa Esperança de Aracruz, pessoas afrodescendentes e reeducandos do sistema prisional do regime semiaberto, além de alunos da Ufes e comunidade externa.
O objetivo principal do evento é trabalhar o resgate da ancestralidade dos povos originais e a ressocialização dos reeducandos do sistema prisional, por meio do trabalho de recuperação do Meio Ambiente aliado à produção de alimentos, saindo da condição de infrator para protetor do meio ambiente.
A presidente do Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico-IBA, Karina Nolasco, participa da realização e fala sobre o evento:
“A realização desse evento é uma união de esforços para produção de alimentos, preservação de áreas degradadas e florestas. Buscamos inovação para produção de alimentos. O workshop une comunidades indígenas, pessoas em estado de vulnerabilidade, toda a sociedade para buscar alternativas de produção e consumo conscientes, para preservar nossa Casa Comum”.
Na quinta-feira,(24), o engenheiro florestal Anderson Neves dos Santos ministra um curso sobre coleta de semente. Já na sexta-feira, (25), serão abordadas semeadura, beneficiamento e armazenamento de sementes. Os interessados nos cursos podem se inscrever através do link de inscrição.
Rosalia Antunes de Souza, coordenadora do Projeto Impactando Vidas da Universidade Federal do Espírito Santo, destaca as diversas frentes de ação em que o evento se insere:
“Uma das metas do Workshop é ajudar as comunidades envolvidas a alcançar independência financeira. Isso significa capacitar os participantes a gerar renda a partir da produção agrícola, incentivando técnicas de plantio sustentáveis e promovendo a comercialização dos alimentos, com foco em sistemas de venda direta, como feiras locais e comunitárias e por meio das associações. Dessa forma, o Workshop busca não apenas fornecer conhecimento prático sobre agricultura, mas também fortalecer a identidade cultural e contribuir para a melhoria das condições de vida e autoestima das comunidades envolvidas.”
O workshop “Aliando a Preservação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas com a Produção de Alimentos” é promovido pelo Projeto de Extensão Impactando Vidas CCE-UFES e a Associação dos Engenheiros Florestais do Espirito Santo, além do Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico – IBA como parceiro na realização. Os patrocinadores do evento são o CREA-ES, Mútua e a Suzano, com apoio da Prefeitura de Aracruz.
Leia também:
Leve um “aumigo” para casa: evento para adoção de cães acontece em Vitória