Durante um evento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo na última terça-feira (11), a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, divulgou que o banco estatal tem como objetivo diminuir os juros para cerca de 2,1 milhões de micro e pequenas empresas (MPEs).
A redução será possível graças a um acordo feito com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). De acordo com a Caixa, algumas linhas de crédito terão a possibilidade de redução de juros em até 33%.
Rita Serrano afirmou que a Caixa está retomando seu papel de atuar nos programas sociais do governo, como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família, além de se dedicar ao desenvolvimento do setor produtivo do país. Segundo ela, é necessário oferecer crédito para estimular a produção.
As empresas que fazem parte do convênio terão acesso a linhas de capital de giro com taxas a partir de 1,21% ao mês e financiamento para compra de máquinas e equipamentos com taxas a partir de 1,34% ao mês.
Além disso, os clientes associados terão taxas reduzidas na contratação do GiroCaixa Fampe, com juros a partir de 1,87% ao mês. O banco também anunciou que a primeira anuidade dos cartões de crédito será gratuita e que haverá desconto de até 30% no convênio de cobrança bancária para as empresas que fazem parte do convênio.