A Samsung Display apresentou uma nova tela OLED com certificação UDR 2000 e brilho máximo de 2.000 nits durante a CES 2023. Então, rumores sugerem que o painel deve ser usado no modelo “super premium” Galaxy S23 Ultra.
Conforme as informações, UDR seria a sigla para Ultra Dynamic Range. A tecnologia de alcance dinâmico de tela é vista como a evolução do HDR (High Dynamic Range), capaz de reproduzir imagens mais vívidas do que os painéis usados pelos celulares atuais.
Tela OLED UDR 2000 ao lado de um display OLED “convencional”.Fonte: SamMobile/Reprodução
Antes de ser revelado na CES 2023, as primeiras notícias sobre a tela UDR da Samsung Display surgiram em junho de 2022. Na época, a fabricante sul-coreana solicitou o uso da marca UDR para um novo painel OLED.
Alguns meses depois, o componente foi testado pela empresa de análises Underwriter Laboratories (UL). Assim, o componente recebeu o certificado UDR 2000 e, conforme o site da companhia, o código de verificação V301789.
Aparentemente, a nova tela OLED com certificado UDR 2000 deve ser uma enorme evolução para o Galaxy S23 Ultra. Em uma comparação, o atual Galaxy S22 Ultra usa um display com brilho máximo de 1.750 nits.
Em exposição na CES 2023, os displays OLED UDR mostraram ter mais brilho e maior alcance dinâmico comparado aos painéis OLED atuais. Então, a expectativa é que a Samsung lance um celular com tela com faixa dinâmica bem superior aos painéis OLED com HDR.
Tela superior ao iPhone 14 Pro
No quesito tela, o Galaxy S23 Ultra deve superar o iPhone 14 Pro.Fonte: Mezha Media/Reprodução
A Samsung Display é responsável por fornecer as telas OLED da série iPhone 14 Pro da Apple, que possuem brilho máximo de 2.000 nits. Contudo, como dito, os novos painéis OLED UDR devem trazer brilho e faixa dinâmica mais avançados.
Dessa forma, o Galaxy S23 Ultra pode se tornar o celular com o “melhor display de todos os tempos”. Bem como, isso deve acirrar ainda mais a disputa entre os smartphones “super premium”.