A empresa “Meta” foi multada em US$414 milhões, cerca de R$2,2 bilhões.
Nesta quarta-feira (4), a empresa controladora do “Facebook“, recebeu essas multas por violar a privacidade e fez com que a empresa fosse proibida de forçar os seus usuários de 27 países a concordar com anúncios personalizados quando estão online.
A comissão de proteção de dados da Irlanda determinou duas multas com um total de 390 milhões de euros. O órgão regulador da União Europeia foi o responsável pelas multas, a Big Tech, tem 90 dias para ajustar os anúncios que são veiculados na plataforma.
A decisão pode abalar os negócios da empresa Meta. A Meta afirma que vai recorrer da decisão e afirma que as diretrizes da empresa está correta da União Europeia e está acusando os reguladores de querer obrigar as empresas a mudarem suas práticas de negócios.
Em um comunicado, a Meta diz que acredita que a abordagem da empresa, respeita o GDPR (Regulamento Geral sobre a proteção de dados), e que estão desapontados com as decisões, disse o Facebook.
Agora, se os usuários não quiserem compartilhar seus dados, a empresa tem um grande risco, pois grande parte da sua renda vem da plataforma. Esses anúncios, a Meta, conseguiu ter um lucro de US $118 bilhões em 2021.
Em novembro do ano passado a Meta foi multada por um vazamento de dados e levou a publicação on-line de informações pessoais com mais de 500 milhões de usuários do Facebook. As autoridades da Irlanda multou a empresa por R$1,5 bilhão.
Apesar de a empresa estar nos Estados Unidos, não há lei federal de privacidade dos dados. Mesmo assim, o Facebook relatou que há relatórios incorretos sobre as decisões, além de afirmar que os usuários terão benefícios de publicidade personalizada na plataforma e em toda a União Europeia que é gigante da tecnologia.
Foto Destaque: Meta é multada em US$414 milhões por anúncios personalizados. Reprodução/Telesintese/Freepik