sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Pesquisadores identificam 168 geoglifos em Nazca, no Peru

Dezenas de figuras recentemente descobertas em Nazca, na costa sul do Peru, estão fornecendo informações cruciais aos arqueólogos sobre a distribuição exata dos misteriosos geoglifos pré-incas declarados patrimônio da humanidade.

Continua após a publicidade

Um grupo de especialistas locais e japoneses da Universidade de Yamagata revelou neste mês a descoberta de 168 novos geoglifos em Nazca, datados de mais de 2.000 anos, que se somam a centenas de outras figuras gigantescas esculpidas na costa do deserto por antigos habitantes.

Esse é o segundo conjunto de figuras revelado por estudiosos da universidade japonesa com a ajuda de sobrevoos de drones e imagens de satélite. Desde o início de sua missão em 2004, 358 novos geoglifos foram encontrados na área.

Continua após a publicidade

“Os novos geoglifos encontrados em Nazca correspondem principalmente a pequenas figuras com 2 a 6 metros de comprimento em média”, disse à Reuters TV o arqueólogo Jorge Olano, chefe do programa de pesquisa das Linhas de Nazca e que fez parte do estudo.

O propósito das Linhas de Nazca, que a princípio só podiam ser vistas do ar, permanece um mistério.

Os achados revelados neste mês, no entanto, são figuras menores e podem ser vistas no nível do solo, de acordo com o diretor da pesquisa acadêmica, professor Masato Sakai.

Os vestígios das culturas pré-incas de Nazca e Paracas, localizadas a cerca de três horas de estrada de Lima, constituem um dos principais patrimônios da costa sul do Peru, mas seu estudo e conservação são complicados devido ao extenso terreno que ocupam.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:58 am
Anoitecer
05:50 pm
26ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
6.69 km/h
02/11
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
03/11
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
04/11
Seg
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
05/11
Ter
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
Colunistas
Myrna Morelli

Brasil, terra do Saci: vamos celebrar nosso folclore!

Leia também