Na França, uma empresa chamada Zapata planeja lançar o seu carro voador JetRacer em 2023, nos Estados Unidos. O veículo é uma pequena aeronave com a capacidade de oferecer uma grande velocidade de deslocação, ficando entre os 200 e os 250km/h.
A Zapata nota que essa aeronave, a qual contém dez motores, poderá ter uma elevação a uma altitude de aproximadamente três quilômetros, segundo o site CNet.
Ainda não temos muitas informações sobre o veículo voador e é preciso aguardar uma confirmação, pois o projeto ainda não está finalizado.
O objetivo não é apenas fornecer aos interessados uma maneira mais rápida de locomoção, mas o poder de alugá-lo, como já acontece com algumas motos que são movidas a água e outros veículos desse gênero.
Agora, a empresa está utilizando sua experiência também na projeção de máquinas voadoras para o transporte em massa. Ela promete o JetRacer como uma tecnologia que será a ponte entre os veículos recreativos de Zapata e também com o mercado de mobilidade aérea.
É esperado que a velocidade máxima do JetRacer esteja entre 125 a 155 milhas por hora, e sua altitude máxima deve ser maior que 9.800 pés. No entanto, esses números ainda não foram finalizados, pois o veículo voador ainda está passando por muitos testes e ajustes.
Apesar do design super elegante e intimidador, o veículo é muito fácil de pilotar, segundo o Jules Birchler, chefe de desenvolvimento de negócios da Zapata.
Curiosidades
O conceito de carro voador pode parecer recente e inovador, mas desde o início do século passado existem registros de modelos e protótipos de concepções desses veículos que não obtiveram êxito.
Tudo indica que o Curtiss Autoplane tenha sido a primeira tentativa de projeção de um carro voador, tendo sido desenvolvido em 1917 por Glenn Curtiss.
Já o modelo carro avião foi projetado em 1921 por Rene Tampier. O conceito do veículo relembra bastante o modelo Curtiss, porém suas asas eram dobráveis, permitindo que o veículo trafegasse nas ruas normalmente como os carros comuns.
O carro-cóptero foi projetado em 1922 por Raúl Pateras Pescara. A novidade desse veículo são as duas hélices que formam a sustentação do veículo em vez de asas.