domingo, 22 de dezembro de 2024

Mc Marcinho, precursor do funk melody vai deixar saudades; famosos lamentam sua morte

Mc Marcinho, o precursor do funk carioca, morreu neste sábado (26) aos 45 anos. Marcinho estava internado desde o dia 10 de julho, após sofrer uma parada cardíaca. A perda do artista deixa uma lacuna gigantesca, não só no funk, mas em toda a música brasileira.

Continua após a publicidade

Marcinho era conhecido como príncipe do funk e um dos grandes nomes do ritmo que invadiu as rádios a partir dos anos 90. O Mc deixa cinco filhos.

“Quando estava triste o meu coração, eu fui para um canto e fiz essa canção”

Várias vertentes compõe o funk carioca e Marcinho é o expoente do “Melody”, com letras mais românticas e apaixonadas. Por isto o título de príncipe do funk.

Continua após a publicidade

Ele iniciou a carreira no começo dos anos 90 com o “boom” da Furação 2000. Ao lado de Claudinho e Buchecha, Marcinho e Goró, Copacabana Beat entre outros, popularizou a conquista, o flerte, o amor e até mesmo a tristeza através de suas músicas. Marcinho ajudou a popularizar o funk em todo o País.

Príncipe do funk popularizou o ritmo em todo País

É o autor de vários sucessos como “Rap do solitário”, “Porque te amo”, “Vou catucar”, “Tudo é Festa”, “Garota nota 100” e “Glamurosa”.

Muita gente ainda fala mal do funk, música que surgiu no final dos anos 1980 nas favelas do Rio de Janeiro. Representava o pobre, o preto, o menos favorecido. E isso é maioria. O funk rapidamente deu um boom.

Era muito comum em carros, casas, barracos, tocando a música de Marcinho em alto e bom som. O funk foi saindo do gueto, da favela, da quebrada e começou ganhar o outro lado.

O ritmo começou ser popularizado, foi para área mais nobre e passou a ser consumido por quem tinha mais grana. Saiu da favela e foi pra área nobre. Mc Marcinho foi um dos que ajudou a fazer isso acontecer.

Mc Marcinho marcou tanto uma geração que muitos famosos utilizaram as redes sociais para lamentar a perda do artista.

Famosos lamentam a morte de Marcinho

Logo cedo, após o hospital informar a morte do artista, o assunto ocupou os assuntos mais comentados na internet. Pela rede social X (antigo twitter), o nome de Marcinho ficou a manhã inteira e tarde, no topo dos trend topics.

O mestre Gilberto Gil destacou o papel dele na música negra brasileira.

A cantora Anitta também falou sobre o funk melody, ritmo que também popularizou a artista.

A atriz Taís Araújo ressaltou que Mc Marcinho abriu portas para outros artistas do gênero e ainda deixou um vídeo antigo.

Sonho em ser jogador de futebol

Nascido em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Marcinho tinha o sonho em ser jogador de futebol, mas assim que se mudou para Bangu mudou de ideia, e decidiu se tornar MC.

Dizia em entrevistas que Bangu era o lugar dele, que amava a região. Fez inclusive músicas em homenagem ao local: Eu sou Marcinho de Bangu / Sou Bob Rum de Santa Cruz…”. Hits em parceria com Bob Rum.

Acidente, internação e tiros

Em 2006 a van que estava sua equipe bateu em um ônibus. Duas pessoas morreram. Macrinho ficou internado por oito meses e voltou aos palcos ainda de cadeira de rodas. Quatro anos mais tarde, o carro em que estava sua família foi surpreendido por vários tiros. Apenas sua esposa ficou levemente ferida.

A família ainda não informou onde será o enterro do artista. 

Separamos alguns sucessos de Marcinho

 

Leia também:

Morre aos 90 anos Léa Garcia, atriz ícone do teatro, TV e cinema e referência no combate ao racismo

 

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:59 am
Anoitecer
06:20 pm
29ºC
Chuva
0.82mm
Velocidade do Vento
6.69 km/h
23/12
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
25ºC
24/12
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
25ºC
25/12
Qua
Mínima
22ºC
Máxima
27ºC
26/12
Qui
Mínima
23ºC
Máxima
27ºC
Colunistas
Ana Morelli Nunes

“Última Parada”: uma reflexão sobre viagem no tempo, romance e autodescoberta

Leia também