Para abrir a 6ª edição do Festival de Cinema de Santa Teresa, uma palestra sobre direitos, amor, igualdade. Embora o festival seja na cidade da região Serrana, a abertura aconteceu no Centro Histórico de Vitória, no Palácio Sônia Cabral. E foi além de uma simples palestra. Uma aula.
E não é para menos, foi uma noite de muita reflexão comandada pela professora, educadores, influenciadora digital, drag queen, Rita Von Hunty.
Quem compareceu a antiga sede da Assembleia Legislativa e acompanhou as quase duas horas de palestra, aprendeu muita coisa. Rita nos explicou o porquê a sociedade insiste em expandir o ódio contra classes povos, gêneros e culturas. E tudo explicado com dados, números, estatísticas.
A aula começou com a história da restruturação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o ministro Silvio de Almeida à frente da pasta, passando por Paulo Freire, até chegar em pensadores de países africanos.
Uma aula de língua portuguesa, sobretudo da forma como a linguagem evolui, até debatermos pronomes neutros.
Entre uma sessão e outra, Rita concedeu uma entrevista ao jornalismo do “O Capixaba”, e falou um pouco sobre o momento tenso que vivemos, sobretudo para a comunidade LGBTQIAPN+. Confira a entrevista.
Leia também:
Rita Von Hunty marca abertura do 6° Festival de Cinema de Santa Teresa