Em comemoração ao Dia Mundia do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira, 5, o Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma realiza o 50º ano de comemoração com o lema “soluções para a poluição plástica”.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres defendeu a construção de um futuro mais limpo, saudável e sustentável em uma mensagem de vídeo. Ele destacou que o mundo tem que combater o problema de “consequências catastróficas”.
Na mensagem ele também lembrou que todos os anos, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas no mundo. Dessas toneladas de plástico, um terço é usado apenas uma vez e diariamente são despejados nos oceanos, rios e lagos, quantidade equivalente à carga de mais de 2 mil caminhões de lixo.
Os eventos desta data promovem a busca por soluções para a questão envolvendo iniciativas de governos, empresas e consumidores.
António Guterres enfatiza que os micro plásticos estão presentes nos alimentos, na água e no ar, que eles compõem combustíveis fósseis e impactam a crise do clima com maior uso, produção e queimas.

No ano passado a comunidade internacional iniciou negociações para um acordo jurídico que vincule compromisso para acabar com a poluição plástica. Para o secretário-geral essa é uma das soluções e considera ser esse um primeiro passo importante que necessita da colaboração de todos.
António Guterres citou também um estudo do Pnuma revelando que o problema do plástico pode ser reduzido em 80% até 2040, desde que sejam adotadas medidas de reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação para travar o uso do material. Para ele é necessário desperdício zero e construção de uma economia verdadeiramente circular.