Com 50 mortes confirmadas, a dengue já contabilizou mais de 69 mil casos desde o início do ano no Espírito Santo. De acordo com o boletim atualizado divulgado nesta segunda-feira (15) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o número de casos continua aumentando.
Foram notificados mais de 119,3 mil casos, dos quais 69.050 foram confirmados em território capixaba. Ainda há 27.089 exames em investigação e foram registrados 20 óbitos. A média diária de casos é de 611,3.
A dengue é uma doença febril que afeta bebês, crianças e adultos. A infecção pode ser assintomática ou apresentar sintomas que variam de febre baixa a febre alta incapacitante, acompanhada de fortes dores de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e erupções cutâneas.
O vírus da dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
Além da dengue, o mesmo mosquito também transmite a Chikungunya, que já causou uma morte no Espírito Santo e afetou 1.467 pessoas. Mais de 3,3 mil casos estão sob investigação e outros 3,8 mil estão em análise para Zika – doença que atingiu 494 pessoas no estado, sem, no entanto, causar mortes.