Nesta quinta-feira, 4, será lançada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedorismo Capixaba, que terá como presidente o deputado Alexandre Xambinho (PSC).
A Frente Parlamentar, que tem como atribuições, debater, discutir, propor projetos e incentivar ações empreendedoras no estado, teve sua formação autorizada em fevereiro deste ano através do Ato nº 283, publicado em 16 de fevereiro no Diário do Poder Legislativo (DPL).
Segundo o deputado Xambinho a Frente foi pensada com foco nos empreendedores do estado: “A Frente Parlamentar foi pensada por mim para atender mais uma vez os empreendedores capixabas. No Estado temos quase meio milhão de empresários optantes do Simples Nacional e os MEIs passam dos 374 mil. São pais e mães de famílias que tocam seus negócios levando sustento para casa e gerando oportunidades. São eles os responsáveis pela maioria dos empregos nos últimos meses”, enfatizou o Xambinho.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), relacionados ao mês de fevereiro deste ano, das oportunidades criadas, 77% vieram das Micro e Pequenas Empresas, impulsionando as oportunidades de emprego no estado. Em 2022 os pequenos negócios deram oportunidades a 37.485 pessoas.
Com base neste contexto o presidente da Frente destaca que ao prestar suporte para os micros e pequenos empreendedores toda a economia capixaba se desenvolve: “Além de trazer desenvolvimento econômico e social esses pequenos negócios também alavancam os grandes, gerando emprego, movimentando a economia através de serviços e produtos que os MEIs entregam para as empresas de grande porte”, garantiu Xambinho.
A Frente Parlamentar também é comporta pelos deputados Adilson Espíndula (PDT), Allan Ferreira (Podemos), Coronel Weliton (PTB), Dr. Bruno Resende (União), Janete de Sá (PSB), Lucas Scaramussa (Podemos), Mazinho dos Anjos (PSDB), Raquel Lessa (Progressista) e Tyago Hoffmann (PSB).

O lançamento da Frente Parlamentar será realizado nesta quinta-feira, 4, a partir das 19h, no Plenário Dirceu Cardoso –Assembleia Legislativa do ES.
Deputado Xambinho
O parlamentar foi responsável por criar a lei que durante a pandemia deu crédito a empreendedores e autônomos como motoristas de aplicativos e de vans escolares, produtores culturais, ambulantes, pedreiros, eletricistas, mecânicos e outros.
Além disso foi também autor da Lei Programa Juro Zero, que beneficiou micro e pequenos empreendedores em meio à pandemia do Covid-19, com crédito de R$ 5 mil para o MEI e profissionais autônomos com carência de seis meses e prazo de até dois anos para pagamento sem nenhuma correção ou juros.
.