Depois de três anos as competições esportivas voltaram a dar as caras na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Com mais de 40 equipes, a Copa Ufes contará com as seguintes modalidades: Futsal, Vôlei, Basquete e Handebol (com as categorias masculino e feminino), além de Queimada, Xadrez, Natação, Atletismo e os E-Sports (LOL, TFT, CS:GO e FIFA). A expectativa é de que mais de mil estudantes e ex-alunos dos campi de Maruípe, Goiabeiras, São Mateus e Alegre participem do evento.
A organização está por conta da Atlética Central, que em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), tem buscado integrar os alunos no desporto universitário.
A competição, prevista para começar no próximo, sábado, 6, deve durar dois meses e somar mais de 150 partidas. Os jogos acontecerão nos finais de semana, entre 8h da manhã e 8h da noite. Todo o evento é aberto ao público.
A Copa Ufes promete lotar o Ginásio de Esportes do campus de Goiabeiras e recuperar o tempo perdido. O objetivo é suprir a falta que a competição fez nos três anos de pandemia e dar a oportunidade de competir aos alunos egressos dos anos de 2020, 2021 e 2022.
Os jogos serão transmitidos ao vivo pela Twitch. A narração e comentários das partidas serão realizados pela equipe de comunicação formada por alunos do curso de Comunicação Social da Atlética Panteras, uma das mais engajadas com a competição e almeja levar alegria, entretenimento, e sua cor rosa aos jogos.
De cara nova!
Após três anos sem a realização do evento, a organização optou por retornar a ativa com uma identidade visual nova, jovem e moderna.
O objetivo da nova identidade da Copa Ufes é fortalecer e fomentar a INCLUSÃO nos campi, quebrando preconceitos.
O número maior de atletas LGBTQIA+, PcDs (Pessoas com Deficiência) e mulheres, também visa quebrar a ideia de que somente homens héteros podem participar das competições esportivas.
Isso tudo é representado na composição de três fontes que formam a logo, trazendo essa diversidade de pessoas, estudantes, cursos e modalidades. Suas seis cores se somam às fontes como demonstração de inclusão e força.
Expectativa da galera
O espírito de competição já toma a Universidade criando uma atmosfera de rivalidade esportiva, “Estamos todos muito ansiosos para os jogos, nossa torcida está muito empolgada e já estamos nos preparando. A Pantera vai rugir!” afirmou Thierry Khalil, membro da Torcida Organizada Inferno Rosa.
Que comecem os jogos!