...

Atenção aos acidentes com queimaduras em crianças durante período mais frio

A Secretaria da Saúde do ES (Sesa) alerta os pais e responsáveis sobre os cuidados para evitar os acidentes com queimaduras em crianças, especialmente nos dias mais frios do ano: o inverno. Os especialistas reforçam a prevenção como estratégia importante para evitar esses danos aos pequenos.

A médica pediatra do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Estadual Infantil, Larissa Scheidegger, explica que os acidentes mais frequentes nesta época do ano estão relacionados aos líquidos quentes.

“Geralmente, os acidentes acontecem pelo fato de as crianças estarem na cozinha, onde não deveriam estar, ou devido ao manuseio de algum familiar com líquidos quentes próximo à criança. Quando é necessário a internação por queimaduras, esse é um processo longo de recuperação, além de ser muito doloroso”, disse.

Dicas para evitar queimaduras:

  • Crianças devem ficar longe do fogão, de preferência fora da cozinha. Os pais devem ficar atentos às atividades dos filhos;
  • Os cabos das panelas devem estar virados para a parte de dentro do fogão e, se for ferver ou fritar algum alimento, é preferível usar as bocas de trás do fogão. Isso diminui o risco de a criança esbarrar nas panelas;
  • As tomadas devem estar tapadas e os fios desencapados e os famosos “gatos” evitados, pois podem ser a causa de incêndios e curtos-circuitos;
  • Materiais inflamáveis devem ser mantidos à distância das crianças ou, de preferência, evitados pelos pais. É preferível trocar o álcool líquido pelo mesmo produto em gel, pois este é menos inflamável;
  • As crianças devem ser orientadas durante as brincadeiras. Soltar pipas perto de fios de alta tensão, além de causar queimaduras muito graves, pode levar a pessoa à morte. Os campos abertos e sem postes são os locais adequados para isso.

O que fazer diante de uma queimadura térmica

Em caso de qualquer tipo de queimadura térmica e independete do material causador do ferimento, lave a região com água corrente em temperatura ambiente para que a área queimada esfrie. Água gelada deve ser evitada porque também pode queimar a pele.

Após o resfriamento, a lesão deve ser envolvida por um pano limpo e a criança encaminhada ao serviço de saúde. Em caso de queimadura grave, acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Atenção:

Jogar água sanitária ou passar pó de café, pasta de dente ou maisena na queimadura só agrava o ferimento! Não faça isso.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

Alerta: uso incorreto de lente de contato cega

Em menos de uma semana a estudante de veterinária,...

Brasil tem, em 6 meses, 6,1 milhões de casos e 4,2 mil mortes por dengue

O Brasil encerrou o primeiro semestre de 2024 com...

Como a tecnologia está revolucionando o atendimento na saúde

Nos últimos anos, a integração da tecnologia na área...
g