Apple anuncia Novos recursos de acessibilidade para 2024

0
30

A Apple revelou novos recursos de acessibilidade que estarão disponíveis em seus sistemas operacionais ainda em 2024, aprimorando funcionalidades de iPhones, iPads e outros dispositivos da marca.

 Um deles é o rastreamento ocular para controlar celulares e tablets.Com chegada prevista ao iOS e ao iPadOS, a ferramenta Eye Tracking oferece a possibilidade de usar os olhos para navegar por apps e menus. Alimentada por inteligência artificial, ela é projetada para pessoas com deficiências físicas e aproveita a câmera frontal para rastrear os movimentos oculares.

Já para usuários surdos ou com algum nível de deficiência auditiva, a novidade é o Music Haptics. Compatível com milhões de faixas do Apple Music, o recurso reproduz toques, texturas e vibrações refinadas durante a reprodução das canções no iPhone para que os usuários “sintam” as músicas.

Os novos recursos de acessibilidade da Apple também chegarão à Siri, que poderá entender expressões personalizadas para iniciar atalhos e concluir tarefas complexas. Além disso, a assistente virtual passa a compreender falas atípicas, atendendo às pessoas cuja voz seja afetada por paralisia cerebral ou outras condições.

Outras novidades a caminho

Sistema que alimenta o Vision Pro, headset da Apple, o VisionOS ganhará legendas ao vivo, permitindo que pessoas surdas acompanhem diálogos em conversas pelo FaceTime e áudios reproduzidos nos apps. Também será possível ajustar as configurações para evitar problemas com luzes brilhantes.

A gigante de Cupertino promete, ainda, melhorar a experiência de uso de iPhones e iPads nos automóveis com o Vehicle Motion Cues. A ferramenta reconhece quando o carro está em movimento e exibe pontos animados nas bordas da tela que ajudam a reduzir os enjoos durante as viagens.

Outras funcionalidades inéditas são controle de voz, filtros de cores e reconhecimento de som no CarPlay. Elas possibilitam controlar apps com a voz, tornar a interface do sistema mais amigável para pessoas daltônicas e ativar alertas de buzinas e sirenes para notificar usuários com deficiência auditiva, respectivamente.

Novas opções de vozes no VoiceOver, ativação do modo de detecção com o botão de ação, exibição de textos maiores e em cores diferenciadas na digitação e suporte a vocabulários complexos e palavras personalizadas nos comandos de voz são algumas das outras melhorias.

*Com informações do portal TechMundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui